
Professoras do Ledoc/Ufersa, Daniela Florêncio e Kyara Vieira, participam da na mesa redonda: A Educação do Campo e a Formação por Área de Conhecimento/Foto: cedida
Uma comitiva composta por estudantes e docentes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (Ledoc), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, representa a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, na IV Semana da Licenciatura em Educação do Campo e do III Encontro de Iniciação à Docência para a Diversidade da Universidade Federal de Campina Grande. Os eventos que acontecem simultaneamente até sexta-feira, 10, no Centro de Desenvolvimento do Semiárido (CDSA) em Sumé/PB, conta com a participação de 15 estudantes da Ufersa.
O encontro tem uma vasta programação, contando com mesas redondas, apresentação de relatos de experiências, pôsteres, comunicações orais, atividades culturais. O Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Ufersa participa com 16 trabalhos aprovados nas modalidades artigo completos, comunicação oral, relatos de experiência e documentários. Além da participação das professoras ”Daniela Faria Florêncio e Kyara Maria de Almeida Vieira na mesa redonda “A Educação do Campo e a Formação por Área de Conhecimento, como também na coordenação do Grupo de Apresentação de Trabalhos “Práticas Pedagógicas, Diversidades e Territórios Rurais”.
Para a professora Kyara Maria de Almeida Vieira, atual coordenadora do Ledoc/Ufersa, a participação da comitiva tem sido de muito aprendizado e partilha de experiências e conhecimentos. “Uma oportunidade ímpar de intercâmbio entre alunos/as, docentes, instituições, com especial destaque para o fato de que esse intercâmbio se dá entre um curso jovem e em fase de institucionalização que é a Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Ufersa e um curso já consolidado, muito bem avaliado como a Licenciatura em Educação do Campo da UFCG”, considerou a professora.
Para Átalo da Silva, estudante da Ufersa e membro do Centro Acadêmico da Ledoc, o encontro está sendo realizado numa conjuntura de fortes tensões na política e na educação do país, e por isso discutir a educação pública, gratuita e de qualidade sob a perspectiva da Educação do Campo é discutir uma agenda de lutas por garantia de direitos historicamente negados. “O espaço tem sido um rico encontro de trocas de experiências e essa parceria tende a nos fortalecer enquanto futuros profissionais em Educação do Campo formados na Ufersa”, opinou.
Já para a estudante Ana Cláudia de Andrade Costa, bolsista do PIBIC, O evento está sendo excelente. “Muitas trocas de experiências importantes para serem levadas ao nosso curso na Ufersa”, afirmou, acrescentando “é uma pena que mais pessoas não puderam vir para o evento”.
Abaixo a lista dos trabalhos aprovados por discentes Ledoc/Ufersa:
- A biodiversidade de cupins e de outros invertebrados em cupinzeiros (Rodolfo Rafael Pascoal da Penha. Orientação Daniela Faria Florêncio).
- Rede Xique Xique de comercialização Solidária um espaço de educação não formal (Rodolfo Rafael Pascoal da Penha. Orientação da professora Daniela Faria Florêncio).
- História e memória: comunidades rurais do semiárido nordestino e suas práticas culturais (Ana Cláudia de Andrade Costa. Orientação da professora Kyara Maria de Almeida Vieira).
- Narrativas de um estágio: a medicina popular e a auto-organização das mulheres nas comunidades rurais de Mossoró-RN (Ana Claudia de Andrade Costa, Maria Adriana Viera das Graças. Orientação da professora Daniela Faria Florêncio).
- Sistematização do conhecimento durante o estágio curricular supervisionado – comunidade na Rede Xique Xique de comercialização solidária (Átalo da Silva Souza, Adriano Cavalcanti da Silva. Orientação da professora Daniela Faria Florencio).
- Histórias de vida da comunidade rural de Cacimba Funda Aracati-Ceará: Valorizando a identidade por meio de projetos didáticos. (Ana Cláudia de Andrade costa, Francisco Antônio de Sousa, Rodolfo Rafael Pascoal da Penha. Orientação da professora Ana Gabriela de Sousa Seal).
- Narrativas da experiência do Estágio Supervisionado I: Auto-organização das mulheres (Debora Raquel dos Santos, Maria Adriana Vieira das Graças. Orientação da professora Daniela Faria Florêncio).
- Movimentos Sociais e Educação do Campo, caminhos que se cruzam: Um estudo de campo no Sindicato Rural de Areias Alvas/Grossos – RN (Francisco Antônio de Sousa. Orientação do professor Luiz Gomes da Silva Filho).
- História e Memória: comunidade rurais do semiárido nordestino e suas práticas culturais (Ana Cláudia de Andrade Costa. Orientação da professora Kyara Maria de Almeida Vieira).
- Novos usos do território no semiárido norte-riograndense: a implantação de parque eólicos na microrregião geográfica de Mossoró/RN (Francisco Antônio de Souza. Orientação do professor José Erimar dos Santos).
- A escola e as mudanças da sociedade: um estudo na cidade de Aracati – CE, (Antônio Jefferson Lopes de Noronha. Orientação da professora Jhose Iale Camelo).
- Estratégias de convivência com o semiárido: agricultura familiar como meio de subsídio. (Aldefran Anderson da Silva e Antônia Diana da Silva. Orientação da professora Jhose Iale Camelo).
- Caminhos de cultura: Cinema do campo ao Mar (Pollyana Mirtis Alves de Oliveira, Francisca Josiele de Melo, Talita Marques Sena. Orientação da professora Kyara Maria de Almeida Vieira).
- História e memorias através dos idosos, compreender os processos de desenvolvimento da comunidade Sítio Pau Branco, Mossoró/RN (Ruan Ramon Torquato Dantas, Elizane Regina de Mendonça Teixeira. Orientação da professora Jhose Iale Camelo).
- Documentário: Agricultor Familiar um ser resistente (Aldefran Anderson da Silva, Antônia Diana da Silva. Orientação da professora Jhose Iale Camelo).
- História e Memórias: conhecendo a comunidade sítio Pau Branco, Mossoró/RN (Ruan Ramon Torquato Dantas, Elizane Regina de Mendonça Teixeira. Orientação da professora Jhose Iale Camelo).