A Ufersa renovou por mais dois anos o Termo de Cooperação com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró, a ASCAMAREM. O documento foi assinado pelo Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos e pelo presidente da Associação, Ronaldo Nunes.
Desde 2013 que a ASCAMAREM recolhe o material descartado na Ufersa. Ítens como papel, papelão, plástico e metal são depositados nas 120 bombonas plásticas espalhadas pelas dependências da universidade em Mossoró. A coleta é feita semanalmente e antes de ser recolhido, o material é separado e fica armazenado no Abrigo de Resíduos, no Campus Leste.
A Ufersa é uma das poucas instituições a dispor de um plano próprio para coleta seletiva. Por semana, são recolhidos cerca de mil quilos de material que são direcionados às 10 famílias que trabalham na Associação. O presidente da Associação, Ronaldo Nunes, frisou que a Ufersa é uma instituição modelo na importante missão de recolher e separar o lixo que será reaproveitado. O Reitor agradeceu a parceria e reforçou o compromisso com a Associação, que se mantém regular na coleta mesmo diante das dificuldades como a falta de combustível para os caminhões.
Para reconhecer e retribuir o empenho da ASCAMAREM na coleta seletiva da Ufersa, a Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável, por meio do estudante Antonio Rodolfo do curso de Ciência e Tecnologia e o do servidor terceirizado, Everton Marrocos, realizou uma campanha de arrecadação de alimentos para as famílias da Associação. Ao todo, 315 quilos foram arrecadados e já doados para os integrantes da ASCAMAREM.