Alunos da Vila da Ufersa participam de capacitação em Sistemas Agroflorestais

Estudante 30 de novembro de 2016. Visualizações: 1006. Última modificação: 30/11/2016 17:30:25
Os participantes estão desenvolvendo práticas que visem a recuperação e conservação da água e do solo / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Desde a última semana que alunos residentes das Vilas da Ufersa estão participando de uma capacitação em Sistemas Agroflorestais. A iniciativa é do Núcleo Macambira de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) e a Emater/RN.

Mais de 40 alunos e ex-alunos da Agronomia e da Engenharia Florestal se inscreveram e estão participando da ação. O treinamento acontece no Campus Oeste com ações teóricas e práticas. Entre os trabalhos desenvolvidos, os estudantes já transformaram uma área sem vida num local de produção. Eles trataram o solo, que antes só tinha pedras praticamente, adubaram e já começaram a plantar. “Nós esperamos que essa área sirva também de uma terapia para os nossos alunos da Vila, que eles possam aproveitar o espaço para cultivar hortaliças e frutíferas”, destacou a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Vânia Porto.

O instrutor do treinamento é o Engenheiro Agrônomo pernambucano Flávio Duarte integrante do Centro Sabiá e um dos responsáveis pela política de Assistência Técnica no meio rural. Ainda de acordo com Vânia Porto, a princípio a capacitação era voltada somente para colaboradores da Emater da região, mas agora foi inserida a participação de alunos da Ufersa.

Entre as ações, os participantes estão desenvolvendo práticas que visem a recuperação e conservação da água e do solo; também estão fazendo reflorestamento de áreas degradadas; plantio de mudas nativas, frutíferas e adubadeiras e desenvolvendo práticas de sustentabilidade com o objetivo de fortalecer a agroecologia dentro da Ufersa.

Professora Vânia Porto / Foto Eduardo Mendonça
Instrutor e Engenheiro Agrônomo Flávio Duarte / Foto Eduardo Mendonça