A semana começou em festa para os integrantes da Equipe Cactus Baja da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Pela primeira vez, o grupo conquistou o 1º lugar geral na competição regional de Baja. A prova aconteceu este final de semana em Camaçari na Bahia e reuniu 20 equipes de todo o Nordeste.
Além do título geral, a equipe da Ufersa ainda conquistou o 1º lugar nas provas de Enduro (também pela primeira vez) e de Conforto. Participaram da competição 32 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Ciência e Tecnologia de Mossoró.
A equipe chegou nesta segunda em Mossoró em clima de comemoração. Na Ufersa, os campeões foram recebidos pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos; pelo Pró-Reitor de Graduação, o professor Rodrigo Nogueira de Codes e pelo Coordenador do Projeto Cactus da Ufersa, o professor Zoroastro Torres Vilar. Alguns familiares dos integrantes também participaram da recepção que aconteceu na Sala dos Conselhos no prédio da Reitoria.
O Capitão da Equipe, o estudante Tiago Melo, agradeceu o esforço e parabenizou a equipe. Os jovens, emocionados com a conquista, também foram saudados pelo Pro-Reitor, Rodrigo Codes e pelo professor Zoroastro Torres. “O nosso carro teve um bom desempenho no ano passado mas teve alguns problemas no motor, este ano o nosso Baja conseguiu abrir 20 voltas de vantagem em relação ao segundo colocado”, festejou o professor Zoroastro.
Alguns pais também se emocionaram com os filhos campeões. O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, parabenizou a conquista e destacou o esforço dos jovens na competição. “A equipe representou muito bem a Ufersa na competição de Baja e trouxe um título inédito para a nossa universidade”, destacou o reitor.
Depois da etapa regional, a Equipe Cactus agora se prepara para competir na etapa Nacional prevista para acontecer em março de 2017 em São José dos Campos/SP.
Nas competições, a Equipe Cactus Baja da Ufersa com o apoio e o patrocínio das seguintes empresas e organizações: Starrett, Madeireira Planalto, Maxwell Brindes, MetalTec, Tess, Usimec, Zé Agostinho, Gitel, Construtintas, Sandvik Coromant, Brassnox, Mossoró Extintores, Siemens PLM Software, Nupel, Uniserv, MSC Software, Alltec, SG Green e Oxigás.