Atividades da Semana de C&T movimentam os 4 campi da Ufersa

Reconhecimento 19 de outubro de 2016. Visualizações: 1405. Última modificação: 19/10/2016 15:52:32
Alunos de Angicos visitante o campus da Ufersa na cidade / Foto cedida

Alunos do IFRN de Ipanguaçu visitando a Ufersa, conhecendo os cursos pelo projeto Ufersa de Portas Abertas / Foto Assecom Ufersa

Desde a última segunda que os 4 campi da Ufersa estão numa maratona de atividades com a vasta programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido Potiguar. Nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, o destaque é para o projeto “Ufersa de Portas Abertas” e também para as ações da “Semana do Servidor”.

Em Angicos, uma comissão também está promovendo a SECITEC – Semana de Ciência e Tecnologia com palestras e encontros entre professores e alunos da Rede Básica e do Ensino Médio. Cerca de 500 alunos se inscreveram para participar das atividades no campus. “Eu, como aluna da Escola Joana Honório, e angicana fico muito feliz em vê a universidade da minha cidade sendo bastante desenvolvida e dando oportunidades aos alunos e pessoas desta cidade, mostrando experiências”, comentou a estudante Lindyara Melo numa rede social.

Servidores da Ufersa durante o curso de culinária / Foto cedida

Autoridades durante a abertura do Seminário de Iniciação Científica / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Em Caraúbas e em Pau dos Ferros também estão ocorrendo palestras para alunos da rede pública nos respectivos campi da Ufersa. Em Mossoró, as visitas começaram nesta terça com a participação de cerca de 900 alunos de toda região. Os estudantes foram divididos em grupos e puderam acompanhar trabalhos de laboratórios, verificar organismos em microscópios, conversar com pesquisadores, entre outras ações. A ideia é estimular esses alunos a ingressarem futuramente na Universidade e estimular o interesse dos jovens pela descoberta, pela ciência.

Paralelo ao projeto “Ufersa Portas Abertas” também estão acontecendo as atividades da Semana do Servidor com foco alimentação saudável e qualidade de vida. Na terça, aconteceu uma oficina de culinária para servidores e nesta quarta houve uma das palestras mais aguardadas da Semana que foi sobre “Alimentos Funcionais” ministrada pela nutricionista do IFRN, Fátima Nunes. Na Biblioteca, a programação da Semana do Servidor abordou a importância do trabalho dos estagiários com um palestrante do IEL. Atualmente a Ufersa conta com 120 estagiários.

No Expocenter, o dia foi de abertura da 22ª edição do Seminário de Iniciação Científica, o SEMIC. Foram mais de 600 trabalhos inscritos que serão expostos no próprio Expocenter. Participaram da abertura o Vice-Reitor da Ufersa, o professor Domingues Fontenelle, representando o Reitor José de Arimatea de Matos; o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Vander Mendonça; a Presidente do Comitê de Iniciação Científica da Ufersa, a professora Inês Martins e os Coordenadores de Pesquisa dos Campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, os professores Leiva Casemiro Oliveira, Tânia Luna Laura e Francisco Ernandes Costa, respectivamente. A noite, as atenções estarão voltadas para o início da Feira de Ciências do Semiárido que deve congregar os melhores projetos das Escolas Estaduais e Municipais cobertas pelas Direds de Mossoró, Angicos, Umarizal, Assú, Apodi e Pau dos Ferros. A visitação aos projetos começa nesta quinta e o encerramento será na sexta com a escolha e a premiação dos melhores projetos.

Aluno da rede estadual de Mossoró visitando a Ufersa / Foto Eduardo Mendonça
Aluno do Ensino Básico observando o microscópio pela primeira vez / Foto Assecom Ufersa
Palestra para os estagiários da Ufersa na última edição da Semana do Servidor / Foto Eduardo Mendonça Assecom
Vice-Reitor da Ufersa, Professor Domingues Fontenelle, Professora Inês Xavier e Professor Vander Mendonça durante a abertura do SEMIC / Foto Eduardo Mendonça Assecom