Uma década de pesquisas

Pesquisa, Reconhecimento 9 de agosto de 2016. Visualizações: 3988. Última modificação: 09/08/2016 11:49:37
Bolo para comemorar os 10 anos de atividades do Programa de Ciência Animal da Ufersa / Foto Assecom

Autoridades e alunos acompanhando a comemoração dos 10 anos do PPGCA / Foto Assecom

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal – PPGCA da Universidade Federal Rural do Semi-Árido completou 10 anos de criação. Para marcar a data, a coordenação do Programa fez um balanço das atividades dentro da Aula Inaugural do semestre letivo. Participaram da comemoração o Reitor, professor José de Arimatea de Matos, o Vice-Reitor eleito, o professor José Domingues Fontenele Neto e o Pró-Reitor Adjunto de Planejamento, o professor Moacir Franco.

O evento aconteceu no auditório do Departamento de Ciências Animais, no Campus Oeste. O professor Jean Berg Alves da Silva deu as boas vindas e mostrou os avanços do Programa nesta última década. Com foco nos problemas do semiárido potiguar, o PPGCA tem 3 linhas de pesquisa: produção, morfologia e sanidade animal. Atualmente são 112 estudantes matriculados no mestrado ou doutorado. Estudantes das áreas de Medicina Veterinária, Zootecnica, entre outros cursos. O Programa ainda conta com 18 docentes e 6 bolsistas.

Bolo para comemorar os 10 anos do programa / Foto Assecom

Ainda de acordo com Jean Berg, uma média de 20 alunos são inseridos no mestrado do Programa anualmente. E qual o perfil desses alunos? A maioria mulheres (65%), entre 26 e 30 anos e do RN, 72% do total de matriculados. No doutorado, a participação de estudantes potiguares é maior: cerca de 80%.

A coordenadora do Programa, a professora Valéria Veras falou dos desafios do PPGCA para os próximos anos. Hoje o PPGCA tem conceito 4. “A nossa meta é chegar a nota 5 e para isso estamos buscando as melhorias em infraestrutura, aumento de bolsas e na internacionalização”, destacou a professora. Valéria também abordou que outra meta do Programa é melhorar os equipamentos para as pesquisas dos estudantes. Ela ainda citou a necessidade do uso coletivo de equipamentos citando o aparelho de Espectrômetro de Massa da área da Fitotecnia que também foi utilizado para as análises de uma estudante de Ciência Animal.

Professora Valéria Veras, coordenadora do PPGCA / Foto Assecom

Dentro da Internacionalização, a professora Valéria reconheceu os avanços do Programa por meio de convênios e de acordos fechados entre a Ufersa e Universidades Europeias. Um exemplo disso é o convênio com a Universidade de La Laguna no Tenerife, na Espanha. Por meio dessa parceria, alunos da Ufersa puderam fazer doutorados sanduíches na Europa. A estudante Maria Rociene Abrantes foi uma das contempladas e defendeu a tese recentemente, conquistando um diploma pela Ufersa e outro pela Universidade Espanhola.

Depois da apresentação dos coordenadores, a Aula Inaugural prosseguiu com a palestra da Professora Doutora Angélica Miglino da Universidade de São Paulo – UsP. Ela é a coordenadora da área de Medicina Veterinária da Capes e falou sobre a situação atual e as perspectivas do setor no Brasil.