Nesta terça-feira, 28, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido realizou o lançamento do projeto “Seja Ufersa”, que busca aproximar estudantes do ensino médio com a universidade, tendo o objetivo de incentivar o ingresso no ensino superior e apresentar a Ufersa como um espaço de transformação social. O evento aconteceu no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), às 9h.
A partir da primeira semana de maio, o projeto prevê a realização de rodas de conversa, palestras e atividades de apresentação dos cursos de graduação, além da distribuição de brindes, materiais informativos e momentos de tira-dúvidas. As ações serão desenvolvidas principalmente em escolas públicas da circunscrição da 12ª Diretoria Regional da Secretaria de Estado da Educação (DIREC), incluindo turmas do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A ideia do projeto nasceu após a pandemia, no Campus Caraúbas, onde surgiu a primeira edição da ação, que já percorreu mais de 16 municípios e mais de 20 escolas de Ensino Médio e EJA. Com o resultado positivo anterior, a professora do curso de Agronomia, Edna Rocha, decidiu expandir o projeto para o Campus Mossoró. “Em 2023 surgiu a primeira edição do projeto, que buscou aumentar o número de ingressantes no Campus Caraúbas, que por conta da pandemia, acabou por ter uma queda. A iniciativa seguiu nos anos seguintes, abrangendo principalmente Caraúbas. Agora foi que decidimos trazer também para Mossoró o projeto que é tão importante”, comentou Edna.
Por meio da apresentação das pró-reitorias da Ufersa, foram explicadas as política de permanência estudantil, apresentando aos futuros ingressantes as modalidades de apoio como o RU e moradias, além de esporte, cultura e lazer; tirando também dúvidas sobre os cursos de graduação e as formas de acesso, além das bolsas, auxílios e monitorias ao longo da trajetória acadêmica.
Para o vice-reitor da Ufersa, professor Nildo Dias, a iniciativa é uma vitrine para os estudantes. “Estamos aproveitando essa oportunidade para divulgar o SISU e, consequentemente, incentivar os alunos a fazer Enem. Estamos aqui em uma universidade pública, gratuita e de qualidade e com diversas condições e oportunidades para atrair e garantir a permanência dos nossos estudantes”, disse o reitor, citando como exemplo a moradia e o restaurante universitário além de bolsas, monitorias, estágios, projetos de pesquisa, extensão e afins.
A ação contou com estudantes de escolas públicas de Mossoró, não só do ensino médio, mas também do ensino fundamental. Um dos estudantes presentes no evento foi Artur Vitor, que está no 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, para o mesmo, o momento foi muito importante para conhecer a universidade e as formas de ingresso. “Eu planejo entrar na Ufersa, em algum curso de Biociências e me senti motivado vendo as oportunidades que tem aqui para os estudantes”.
Ainda no evento, foi apresentado o projeto CURIE ENEM, cursinho popular da Ufersa que é focado em preparar os estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

