Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa Pau dos Ferros recebe 200 novos alunos

Estudante 16 de fevereiro de 2016. Visualizações: 2553. Última modificação: 16/02/2016 15:14:46
Coordenador do curso de Arquitetura, professor Eduardo Dias Nunes, dando as boas vindas aos calouros de Pau dos Ferros / Foto cedida

Coordenador do curso de Arquitetura, professor Eduardo Dias Nunes, dando as boas vindas aos calouros de Pau dos Ferros / Foto cedida

O Campus de Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido realizou na noite desta segunda, 15, a solenidade de acolhimento para os novos alunos que ingressaram no campus pelo semestre letivo de 2015.2. Ao todo, a Ufersa Pau dos Ferros recebeu 200 novos estudantes, com destaque para os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia da Informação que integram as primeiras turmas dos respectivos cursos.

Entre os novos estudantes há jovens de várias cidades do Nordeste brasileiro como é o caso de Tenório Neto, de 18 anos. Ele saiu do município de Picos, no estado do Piauí, para cursar Tecnologia da Informação em Pau dos Ferros. A distância de casa é grande, mas o jovem universitário diz que todo o esforço vale a pena. Esse é o mesmo raciocínio das jovens Laura Valentim e Edith Diógenes. A primeira veio do município de Paraná, na região do Alto Oeste Potiguar, a segunda de Jaguaretama no Ceará. Ambas estão cursando Arquitetura com o sonho de se tornarem profissionais daqui a alguns anos.

Calouros acompanhando a programação de acolhida na Ufersa em Pau dos Ferros / Foto cedida

Calouros acompanhando a programação de acolhida na Ufersa em Pau dos Ferros / Foto cedida

O início do novo semestre letivo também marca uma mudança no número de alunos que ingressam na Ufersa em Pau dos Ferros. Por semestre, o campus do Alto Oeste passa a receber 200 alunos e não mais 150 como acontecia antes. Outra novidade é com o Bacharelado em Ciência & Tecnologia que passa a ser somente noturno.

Durante a solenidade foram apresentados os coordenadores de cada curso em funcionamento no campus e as responsáveis pelas áreas de assistência estudantil e de extensão. O diretor da Ufersa Pau dos Ferros, o professor Alexsandro Pereira Lima, destacou as mudanças que o campus vem passando e deu as boas vindas para cada estudante.

O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, também compareceu à acolhida e destacou que os jovens estão ingressando na melhor universidade do interior do Norte-Nordeste brasileiro conforme apontou o Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação. O Reitor também fez um apelo para que os estudantes não desistam dos cursos e da universidade diante dos obstáculos. “Na hora que algum aluno desiste, o nosso custo por estudante aumenta. Então busquem a universidade e não desistam nas primeiras dificuldades. Aqui temos profissionais como Assistentes Sociais, Psicólogos, todo um setor pedagógico para ajudar os estudantes no que for preciso”, explicou o reitor Arimatea.

O Diretório Central dos Estudantes, o DCE da Ufersa em Pau dos Ferros, também participou da acolhida. Após a solenidade, os alunos conferiram uma palestra sobre doação de sangue. O serviço social da Ufersa Pau dos Ferros pretende realizar uma campanha neste sentido para simbolizar um “trote” solidário aos calouros. Paralelo a isso, estão acontecendo programações específicas das coordenações dos cursos para os seus respectivos alunos.

Reitor José de Arimatea de Matos falando um pouco da Ufersa para os novatos em Pau dos Ferros / Foto cedida

Reitor José de Arimatea de Matos falando um pouco da Ufersa para os novatos em Pau dos Ferros / Foto cedida