
Professor Augusto Pavão, pró-reitor de Graduação da Ufersa |Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido convida a comunidade acadêmica para participar da Consulta Pública à proposta do Regulamento dos Cursos de Graduação da Universidade, que segue disponível para receber sugestões até o próximo dia 7 de março por meio do formulário eletrônico disponível AQUI.
O documento tem por finalidade atualizar a regulamentação interna já existente, bem como complementá-la com tópicos ainda não abordados; consolidando, em uma única normativa, de forma coerente e organizada, as disposições relativas aos cursos de graduação da UFERSA.
O documento Proposto à comunidade foi elaborado por uma comissão durante o ano de 2015. A minuta final, juntamente com as sugestões da Consulta à comunidade será encaminhada ao Comitê de Graduação, que conduzirá os procedimentos de relatar, consultar às Unidades Acadêmicas e encaminhar a proposta atualizada aos Conselhos Superiores.
Nesta etapa, novas consultas podem ser realizadas a critério do Comitê de Graduação e dos Conselhos – CONSEPE e CONSUNI. O documento é uma espécie de marco regulatório que versa desde a criação de novos cursos de graduação na Instituição a procedimentos como matrículas, Avaliação de Aprendizagem, critérios para Mobilidade entre os cursos; ocupação de vagas e outros assuntos.
O professor Augusto Carlos Pavão, pró-reitor de Graduação da UFERSA, destaca que este é um importante momento, quando serão atualizadas normativas recentes, substituídas as antigas e acrescidos novos aspectos normativos envolvendo a Graduação. “A elaboração e, consequente, aprovação de um Regulamento da Graduação tem por objetivo principal atender a diversas demandas da comunidade relacionadas à nossa normatização interna, as quais tem grande impacto direto e indireto nas atividades acadêmicas”, explica ele.O objetivo principal é atender a diversas demandas da comunidade relacionadas à nossa normatização interna, as quais tem grande impacto direto e indireto nas atividades acadêmicas
O pró-reitor explica que “superada a fase inicial onde as carências regulatórias mais críticas foram sanadas por Resoluções isoladas, aprovadas nos últimos anos, tornou-se possível a elaboração de um documento único que naturalmente deve demandar um tempo maior de aprovação, mas, em contrapartida, representará um grande avanço em termos de atualização, consolidação e de abrangência, motivo pelo qual foi estabelecido como ação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2015-2019”, pontua.