Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

PROGEPE retoma Campanha de Vacinação dos Servidores

Gestão, Servidor 21 de janeiro de 2016. Visualizações: 832. Última modificação: 21/01/2016 17:18:47

Vacinação_Credito- Eduardo Mendonça-4669

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através da Divisão de Atenção a Saúde do Servidor – DASS promoverá no dia 28 de janeiro mais uma etapa da vacinação dos servidores.

A vacinação acontecerá no Auditório da PROGEPE, localizado no Bloco de Sala de Aula II, por trás do Centro de Convivência do Campus Leste, das 8h às 11h e de 14h às 16h30.

A ação será realizada em parceria com a Unidade de Saúde Dr. Epitácio da Costa Carvalho. Serão ofertadas as vacinas contra o Tétano e a Hepatite B.

 A Hepatite B é a irritação e inchaço (inflamação) do fígado devido à infecção pelo vírus da hepatite B (HBV). A infecção por hepatite B pode ser transmitida pelo contato com o sangue, sêmen, fluidos vaginais e outros fluidos corporais de alguém que já tem infecção por hepatite.

O Tétano é uma doença grave e potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pelo Clostridium tetani, uma bactéria que pode contaminar ferimentos (mesmo pequenos). Esta bactéria é encontrada no ambiente (solo, esterco, superfície de objetos). Quando contamina ferimentos, torna-se capaz de produzir a toxina tetânica, que atua em terminais nervosos, induzindo contrações musculares intensas.

As primeiras manifestações da doença como, por exemplo, dificuldade de abrir a boca (trismo) e de engolir, surgem alguns dias após a contaminação pela bactéria. Na maioria dos casos, ocorre progressão para contraturas musculares generalizadas, que podem colocar em risco a vida do indivíduo quando comprometem a musculatura respiratória.

A vacinação dos servidores acontece na instituição desde o ano de 2013 e nesse período foram imunizados contra essas doenças 103 servidores. O esquema de vacinação é de três doses de vacina para cada doença. Por este motivo é de suma importância a apresentação do cartão de vacina para o controle da aplicação das doses.