O Conselho Universitário – CONSUNI da Universidade Federal Rural do Semi-Árido aprovou a concessão do Título de Doutora Honoris Causa à senhora Maria Osmaria da Silva Vaz de Lima, publicamente reconhecida como Marina Silva, atual ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo Federal.
Participe da programação pelos 20 anos da Ufersa
A decisão foi tomada durante a sétima Reunião Ordinária de 2025, na tarde desta quinta-feira, dia 31 de julho, véspera do aniversário de 20 anos de transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em Universidade, por força da Lei Nº 11.155, sancionada em 2005 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Marina Silva é professora, ambientalista e política, formada em História e com especialização em Psicopedagogia e Teoria Psicanalítica. Na vida política, já ocupou os cargos de vereadora, deputada estadual, deputada federal, senadora e ministra do Meio Ambiente. A honraria concedida pela Ufersa se soma a dezenas de títulos e prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o de Dra. Honoris Causa pela UFBA e pela Academia Chinesa de Silvicultura.
Conceder o título de Dra. Honoris Causa a Marina Silva pela Ufersa é celebrar o encontro de duas trajetórias que nasceram da adversidade, ergueram-se com educação popular e transformaram suas regiões. Ela representa, com brilho raro, a ponte entre o saber acadêmico e a ação cidadã para proteger os biomas brasileiros – Amazônia e Caatinga – dentro do mesmo espírito da ESAM/Ufersa
O reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes, também presidente do Conselho Superior, ressalta a importância da condecoração. “A ministra Marina Silva é um símbolo potente de coerência e uma defensora aguerrida do Meio Ambiente. Marina se tornou educadora nacional e isso, mais do que qualquer coisa, é credencial à deferência desta Casa. Não há desenvolvimento sem educação, nem progresso sem a proteção dos nossos biomas”, ressalta Codes.
Mais homenagens
O órgão colegiado, instância máxima da Universidade, também aprovou na mesma reunião outras três condecorações. As comendas e honrarias serão entregues no dia 29 de agosto, durante a Assembleia Universitária, que acontece às 19h, no Requinte Buffet, em celebração pelos 20 anos de transformação da ESAM em UFERSA.
O Título de “Professor Emérito” será entregue ao professor doutor José Espínola Sobrinho, aposentado do quadro da Ufersa, e a medalha “Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia” será outorgada a Isaura Amélia Rosado de Souza, também professora aposentada da Ufersa.
Já para receber o Diploma de Mérito Administrativo, a comissão destacou entre os indicados a ligação direta com o processo de transição, consolidação e expansão da universidade. Serão agraciados os servidores técnicos Antônio Aldemir Fernandes Lemos, indicado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), e Marcus Vinícius Rocha Herculano, indicado pelas pró-reitorias de Administração e Gestão de Pessoas. O terceiro nome é o do professor Josivan Barbosa Menezes Feitosa, ex-reitor, também indicado pelo CCSAH.
- Documentos
Acompanhe AQUI as reuniões do CONSUNI
Resolução Nº 44, de 31 de julho de 2025 – Outorgar o título de “Doutora Honoris Causa” a Maria Osmarina Marina Silva de Souza, Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
Resolução Nº 43, de 31 de julho de 2025 – Outorgar o título de “Professor Emérito” a José Espínola Sobrinho, que ingressou no quadro permanente de professores da Escola Superior de Agricultura de Mossoró – Esam em 1978, e permaneceu até 2024, quando se aposentou.
Resolução Nº 42, de 31 de julho de 2025 – Outorgar o diploma de “Mérito Administrativo” ao servidor docente Prof. Dr. Josivan Barbosa Menezes Feitosa e aos servidores técnicos-administrativos Antônio Aldemir Fernandes Lemos (aposentado) e Marcus Vinícius Rocha Herculano.
Resolução Nº 41, de 31 de julho de 2025 – Outorgar a medalha “Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia” a senhora Isaura Amélia Rosado de Souza.