
Primeira aula, com o tema Introdução à Educação Financeira, abordou conceitos como dinheiro, juros, inflação, risco, retorno e ferramentas de controle, ministrado pelo professor Arthur Néo/Foto: Assecom
Com auditório lotado e grande expectativa do público, teve início nesta segunda-feira (21), no campus Leste da Ufersa, o curso de extensão Educação Financeira e Primeiros Passos nos Investimentos. A iniciativa, gratuita e aberta à comunidade, tem o objetivo de capacitar os participantes para o planejamento financeiro pessoal e familiar, promovendo a autonomia econômica e introduzindo conceitos essenciais sobre investimentos.
A primeira aula, com o tema Introdução à Educação Financeira, abordou conceitos como dinheiro, juros, inflação, risco, retorno e ferramentas de controle, ministrado pelo professor Arthur Néo. Além do professor Arthur ministram outros módulos do curso o professor Lucas Godeiro, ambos economistas, do curso de Ciências Contábeis da Ufersa, e a engenheira de produção Líllian Nikole, ex-aluna da instituição.

Instrutora Líllian Nikole, Engenheira de Produção/Foto: Assecom
“O curso vai apresentar todos os conceitos que envolvem o dinheiro, como você pode categorizar, planejar e, com o tempo, sair das dívidas e começar a investir para aumentar sua renda”, destacou Líllian. Segundo ela, “é um tema pouquíssimo falado, e estamos aqui justamente para agregar a toda a comunidade que participou dessa aula inaugural”.
Com carga horária total de 30 horas, o curso será realizado em seis encontros semanais, sempre às segundas-feiras, com aulas presenciais no auditório Amâncio Ramalho. As próximas etapas abordarão temas como controle de gastos, consumo consciente, financiamentos, planos de vida e carreira, e, por fim, os fundamentos dos investimentos. Segundo Líllian, “cada aula terá uma temática diferente, com materiais e dinâmicas práticas que ajudam na fixação dos conteúdos”.

Jeyzon Leonardo, participante/Foto: Assecom
Para o ator Jeyzon Leonardo, participante do curso, a proposta chamou atenção pela aplicação direta no cotidiano. “Na minha área artística, as finanças são instáveis. Esse curso me atraiu pela abordagem prática, e a primeira aula superou as expectativas. Os professores são dinâmicos e já lançaram um leque de possibilidades”, comentou. Ele também ressaltou a importância da presença física nas aulas: “A possibilidade de tirar dúvidas e interagir é muito rica. O ambiente favorece o aprendizado”.
Quem ainda não se inscreveu pode participar das próximas aulas, pois restam algumas vagas. Ao final de cada encontro, os facilitadores disponibilizam materiais de apoio em uma comunidade virtual no WhatsApp, permitindo que todos acompanhem os conteúdos. “Dinheiro é algo que a pessoa constantemente tem que aprender e entender. Meu conselho é: estude, dedique ao menos uma horinha da semana a isso. É o caminho para sair das dívidas e construir um futuro mais seguro”, finalizou Líllian.