Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

UFERSA inicia cursos de Redação Científica e Planejamento Experimental para a pós-graduação

Pós-graduação 11 de julho de 2025. Visualizações: 57. Última modificação: 11/07/2025 10:48:00

Fernanda Attademo e Radan Elvis Oliveira são os professores à frente dos cursos ministrados pela PROPPG para a pós-graduação. Foto cedida

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Ufersa deu início aos cursos de Redação Científica e de Planejamento Experimental voltados à formação complementar de discentes e docentes dos cursos de pós da universidade. As formações contam com a colaboração dos docentes visitantes vinculados aos Programas de Pós-Graduação da instituição, docentes convidados da UFERSA e de outras instituições, fortalecendo o compromisso institucional com a qualidade e o impacto da produção científica.

O curso de Redação Científica, sob a coordenação do professor Dr. Radan Elvis Oliveira, apresenta uma programação diversificada e atual, abordando temas como Ética na Publicação Científica, o Ensaio como Forma de Publicação Acadêmica, Inteligência Artificial Aplicada à Pesquisa Científica, Etnografia e Escrita Científica e Revisão Sistemática com Meta-Análise.

Já o curso de Planejamento Experimental, coordenado pela professora Fernanda Attademo, oferece aos participantes conteúdos para o desenvolvimento de pesquisas robustas e responsáveis. Os temas abordados incluem Coleta e Compilação de Dados, Fotografia Científica, Licenças e Comitês para Planejamento Experimental, Planejamento da Pesquisa, Orçamento, Fomento e Retorno à Sociedade, além de Análises Estatísticas e Revisão Sistemática com Meta-Análise.

Para a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Dra. Alexsandra Pereira, a iniciativa reforça o papel estratégico da formação continuada na consolidação da excelência acadêmica. “Esses cursos dialogam diretamente com os desafios enfrentados pela pesquisa no Brasil e buscam preparar nossos discentes e docentes para uma atuação cada vez mais ética, crítica e comprometida com a ciência de qualidade. A participação ativa dos docentes visitantes nesse processo é um diferencial que enriquece ainda mais a experiência formativa”, destacou.

Com atividades síncronas e assíncronas, os cursos têm alcançado ampla adesão da comunidade acadêmica e representam mais uma ação da PROPPG voltada ao fortalecimento das práticas científicas nos diversos campi da UFERSA.

Acompanhe AQUI a página da Proppg no Portal Ufersa.