
Marca da Ufersa recebe nova aplicação para as comemorações dos 20 anos de transformação da Esam em Universidade Federal. Fonte: Assecom/Ufersa
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido completa no próximo dia primeiro de agosto 20 anos de transformação da antiga Escola Superior de Agronomia de Mossoró – ESAM em Universidade Federal. E, para marcar a data, uma extensa programação vem sendo montada para todo o ano de 2025, com atividades no Campus Sede, em Mossoró, e nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.
O marco inicial das celebrações está em 19 de março com a publicação da Portaria GAB/Ufersa Nº 279, que monta a comissão organizadora das festividades designada pelo professor Rodrigo Codes, reitor da Ufersa. Sob a presidência do professor Nildo Dias, vice-reitor, o grupo de trabalho é formado por servidores das quatro unidades, sendo eles: Lazaro Fabricio e Maria da Glória (Gabinete da Reitoria), Vania Porto (Pró-reitoria de Extensão e Cultura), Higo Lima (Comunicação), Jonas Filho (Pau dos Ferros), Rosane Gurgel (Caraúbas) e Rosineide Tertulino (Pau dos Ferros).
Nildo Dias destaca o protagonismo da comunidade acadêmica nas comemorações. “Estamos montando uma programação colaborativa para envolver toda a universidade na celebração deste momento tão importante para a história da nossa instituição, pois compreendemos que a Ufersa é uma universidade plural e construída a muitas mãos, diariamente, pela dedicação e talento dos nossos estudantes, professores, técnicos-administrativos e colaboradores”.
Logo após as primeiras reuniões preparativas, a comissão visitou os campi para apresentar nas unidades as ideias iniciais e receber proposições. Um dos pontos altos do cronograma das comemorações será o “Dia D” levado a Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros com a reserva de um dia inteiro para iniciativas culturais, administrativas, esportivas e acadêmicas em cada uma das unidades.
As celebrações serão culminadas com a Assembleia Universitária programada para o mês de agosto, em alusão à publicação da Lei Nº 11.155, que cria a Federal Rural do Semi-Árido. Além disso, o calendário de comemorações irá agregar iniciativas dos setores, a corrida Ufersa, a produção de conteúdo de memória, premiações e honrarias.
O reitor Codes pontua o crescimento que marca a história da universidade. “Este é um ano de grande celebração para a nossa universidade, que chega aos 20 anos de história tendo a tradição de uma instituição com quase seis décadas, período em que somamos a saudosa ESAM. Vamos celebrar essa história com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica”.
Acesse AQUI o drive com peças e modelos com a aplicação comemorativa da marca “Ufersa | 20 Anos”.