Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa forma 206 novos profissionais em 19 cursos de graduação em Mossoró

Formatura 13 de maio de 2025. Visualizações: 127. Última modificação: 13/05/2025 10:45:42

Concluintes laureados(as) na solenidade de Colação de Grau 2024.3. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Concluintes de dezenove cursos de graduação do Campus Sede, em Mossoró, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido colaram grau nesta segunda-feira, dia 12 de maio, em uma solenidade de formatura prestigiada por familiares e amigos (as) dos (as) formandos (as), professores (as) e autoridades da comunidade acadêmica.

Ao todo, 206 novos profissionais estão sendo inseridos no mercado de trabalho e, alguns deles, continuarão a formação em programas de pós-graduação. É o caso, por exemplo, de Juliano Fernandes, engenheiro agrônomo formado no semestre suplementar de 2024.4 e que já está aprovado para o curso de Mestrado. Natural da cidade de Tabuleiro do Norte, no Ceará, ele comenta sobre a felicidade de concluir a graduação.

Professor José Francismar, paraninfo geral das turmas. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

“É uma imensa alegria ter concluído o curso na Ufersa e podendo agora alcançar novos objetivos pessoais e profissionais, buscando mais qualificação e trazer mais resultados para a minha atuação e colocar em prática tudo que vivenciamos na formação aqui na universidade”, celebra ele.

A solenidade, presidida pelo reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes, iniciou com a apresentação dos concluintes, que adentraram ao cerimonial ladeados (as) de seus padrinhos e madrinhas e, logo após, prestaram o solene juramento, representados na leitura dos concluintes Luciana Alves, do curso de Direito, e Thomas Gabriel, de Medicina.

Já a concluinte Camila Renata, de Engenharia Química, abriu a sequência de discursos na condição de oradora oficial das turmas. “Esse diploma é a materialização de um sonho – e carrega consigo não apenas nossas conquistas individuais, mas a luta coletiva por uma educação pública, gratuita e de qualidade”, destacou a formanda.

Os pais e mães receberam uma homenagem especial lida pelo formando Herbster Ranielle, do curso de Medicina Veterinária. “Se hoje celebramos a conclusão de mais uma importante etapa de nossas vidas, é porque, antes de trilharmos os corredores acadêmicos, já caminhávamos amparados pelos seus passos firmes e seguros. Segurando-nos pelas mãos, orientando-nos no caminho da retidão e ajudando-nos a levantar a cada tropeço e/ou queda, agradeceu ele.

Também homenageado na noite, o professor José Francismar de Medeiros foi o paraninfo geral das turmas concluintes. Emocionado, ele relembrou a sua trajetória de vida dedicada aos estudos e, de sobremaneira, à pesquisa e às atividades na universidade. “O estudo é o caminho mais seguro, principalmente, para os menos afortunados, porque ele nos garante o trabalho, e o crescimento”, aconselhou professor Francismar.

  • Patrimônio do Semiárido

Rodrigo Codes (centro), reitor da Ufersa. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Em seu discurso, o professor Rodrigo Codes, reitor e presidente da solenidade de colação de grau, ressaltou as conquistas acumuladas pela Universidade nas mais diferentes áreas acadêmicas, como os excelentes resultados dos cursos de graduação nas avaliações institucionais, a chegada de novas (as) servidores, patentes e o amadurecimento institucional.

Vocês, formandas e formandos, estão concluindo seus cursos em uma universidade que tem o compromisso com a justiça social, a inclusão e a pluralidade.

Rodrigo Codes, reitor

“Todos (as) nós, aqui, temos o compromisso e o dever de defender a nossa Ufersa, afinal todos nós somos UFERSA: docentes, técnicos, terceirizados, discentes e também vocês, egressos. Tenham sempre muito orgulho da nossa Universidade. Nossa Ufersa é patrimônio da sociedade mossoroense, e também da sociedade angicana, caraubense, pauferrense e, além disso, é patrimônio da sociedade do Semiárido, do Nordeste e do Brasil”, exaltou o reitor em discurso de encerramento da solenidade.

Leia AQUI a íntegra do discurso do reitor Rodrigo Codes.

Solenidade de Colação de Grau 2024.3. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Solenidade de Colação de Grau 2024.3. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
swd