Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Paraninfo surdo é exemplo de superação para formados da Ufersa Caraúbas durante Colação de Grau

Campus Caraúbas, Ensino 8 de maio de 2025. Visualizações: 155. Última modificação: 08/05/2025 17:33:49

Ao todo, 63 novos profissionais receberam seus diplomas nos cursos nas Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica, além de Ciência e Tecnologia, Letras Português, Inglês e Libras/Foto: Eduardo Mendonça

Professor João Batista aconselha “foco, fé e força”/Foto: Eduardo Mendonça

Em uma noite marcada por histórias de luta e superação, no Campus da Caraúbas, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), durante a solenidade de colação de grau dos formandos do semestre 2024.3, realizada nesta quarta-feira, 07. Ao todo, 63 novos profissionais receberam seus diplomas nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência e Tecnologia, Letras – Português, Letras – Inglês e Letras – Libras.

A cerimônia foi ainda mais especial pela escolha do paraninfo geral da turma: o professor doutor João Batista Neves Ferreira, do curso de Letras Libras, primeiro professor doutor surdo da instituição. Sua história comoveu os presentes e deixou uma forte mensagem de resistência e esperança. Em seu discurso, traduzido por intérpretes de Libras, ele compartilhou a trajetória de quem venceu o preconceito desde a infância para chegar ao ensino superior.

“Sonhar um sonho impossível, alcançar o inalcançável, essa é a minha meta. E hoje, vocês também mostraram que o impossível pode ser alcançado. Cada um aqui enfrentou desafios, muitos longe da família, com dificuldades financeiras, mas chegaram até aqui. Vocês são brilhantes. Levem com vocês três palavras: foco, fé e força”, aconselhou o padrinho das turmas.

Josilândia dos Santos veio do Piaui, cursar Engenharia Mecânica; Geraldo, pai de Jorge, ficou feliz com a conquista do filho e, Rita Adriana, trocou C&T por Letras Libras/Foto: Eduardo Mendonça

A fala do paraninfo foi reverberada pelos formandos como um símbolo do poder transformador da universidade pública. “É impossível colocar em palavras o que esse momento representa. A Ufersa me proporcionou tudo. Pude viver intensamente o curso, fazer pesquisa, extensão, participar de projetos. Aqui é possível ser tudo o que a gente sonha”, afirmou Josilândia dos Santos Carvalho, formada em Engenharia Mecânica, natural do Piauí.

Já a formanda Rita Adriana de Oliveira, do curso de Letras Libras, destacou a realização pessoal de conquistar um sonho antigo. “Sempre sonhei em cursar Letras Libras. Mudei de curso, me dediquei, e a Ufersa me ofereceu todas as condições para isso: bolsa, monitoria, apoio. Estou pronta para o mercado e para seguir na academia”, disse.

Paraninfo tem reconhecimento da gestão da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

Os discursos durante a solenidade reforçaram o papel social da universidade. A diretora do Campus Caraúbas, professora Simone Rocha, homenageou o professor João Batista e ressaltou que “a educação pública é espaço de sonhos possíveis, que acolhe, forma, emancipa e resiste. Professor João representa aqueles que desafiam barreiras históricas. Que sua trajetória inspire não só os formandos, mas toda a docência”, pontuou Simone Rocha.

A oradora das turmas, Tazia Beatriz Gurgel Braga, do curso de Letras Português, emocionou os presentes ao lembrar das batalhas enfrentadas ao longo da graduação. “Nos rasgamos a cada semestre, a cada disciplina, mas hoje, nos arremendamos. O sentimento é de alívio, de sucesso. Somos a prova de que a terra árida é solo fértil para fazer ciência”, afirmou.

A celebração também foi acompanhada por familiares, como o senhor Geraldo Figueiredo, pai do formando Jorge Figueiredo. “É uma realização. A herança que a gente pode deixar é a educação. Falta pouco para ver meu filho engenheiro mecânico. Isso, me enche de orgulho”, disse o pai de Jorge Figueiredo, que concluiu C&T e agora está habilitado para ingressar em Mecânica.  “Mais um passo para a realização de um sonho, porque desde criança, sonho em ser engenheiro. Estar aqui hoje é mais um passo do meu sonho principal”, falou emocionado.

Reitor Rodrigo Codes ratifica compromisso social da Universidade/Foto: Eduardo Mendonça

O reitor, professor Rodrigo Codes, reforçou o compromisso da universidade com a formação de excelência. “A Ufersa entrega à sociedade profissionais qualificados, comprometidos com a transformação do semiárido e do Brasil. É um orgulho estar aqui, pela primeira vez com todos os diretores da instituição presentes em uma cerimônia fora da sede”, disse ele, citando ainda os avanços acadêmicos do campus, como os conceitos de excelência dos cursos de Ciência e Tecnologia e Engenharia Elétrica.

Com emoção, gratidão e o sentimento de missão cumprida, a noite da colação de grau da Ufersa Caraúbas ficará na memória dos formandos como um marco de suas vidas. Uma noite que celebrou não só diplomas, mas histórias de coragem, resiliência e esperança em dias melhores.