A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) foi contemplada com 20 novas bolsas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação – PIBPG, uma iniciativa do CNPq voltada ao fortalecimento dos cursos de mestrado e doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil.
O projeto aprovado recebe o título “Fortalecimento da Pesquisa e Internacionalização na Pós-Graduação da UFERSA” e conta com a concessão de 17 bolsas para cursos de mestrado e 3 para cursos de doutorado. A implantação das bolsas aos discentes contemplados já está em efetivação agora neste mês de maio.
A distribuição das bolsas entre os programas de pós-graduação foi organizada por meio de um edital interno da Ufersa, garantindo critérios transparentes e equitativos. As bolsas contribuirão diretamente para o desenvolvimento das pesquisas e para a consolidação da Ufersa como referência em ciência, tecnologia e inovação no Semiárido.
A professora Liana Nobre, titular da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa reforça que a aprovação do projeto marca o compromisso da universidade com a excelência acadêmica e com a formação de recursos humanos qualificados. “Essa conquista é fruto de um esforço institucional articulado, que envolveu a elaboração de um projeto que contempla temas estratégicos que envolvem todos os PPGs da Ufersa e se alinham às diretrizes nacionais de fomento à pós-graduação”.
O Programa tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos para a pesquisa por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado no País em Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos, mediante seleção pública de Projetos Institucionais de Pesquisa.