
Reunião marca início dos trabalhos do PDI 2026 – 2030 da Ufersa. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Ao longo de todo o ano de 2025, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido estará envolvida na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, que norteará as ações da instituição para os anos de 2026 a 2030. O documento cumpre uma exigência da Lei n° 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
Os trabalhos têm à frente uma comissão presidida pelo vice-reitor, professor Nildo Dias, que agrega sete membros responsáveis pela coordenação e elaboração; e mais 19 membros titulares e 15 suplentes na comissão de proposição. A primeira reunião da equipe aconteceu no último dia 28 de abril, quando foram apresentadas as diretrizes do novo planejamento estratégico da Universidade.
O PDI é um dos mais importantes documentos de gestão da universidade, pois estabelece o planejamento dos próximos cinco anos. Por isso, é de grande importância a participação de toda a comunidade acadêmica.
O documento é elaborado a partir do processo de análise e decisão sobre o que é a organização, o que ela faz e por que faz. O pró-reitor de Planejamento – PROPLAN da Ufersa, professor Domingues Fontenele, explica que o PDI é um dos mais importantes instrumentos de gestão da universidade. “O PDI é um documento que direciona a alocação dos recursos, alinha propósitos, programas, projetos, pessoas e estruturas em torno dos objetivos organizacionais”.
O texto final será submetido à apreciação e aprovação dos conselhos superiores competentes e deve estar concluído em dezembro deste ano. Mas, até lá, a comissão percorre um longo caminho que irá envolver toda a comunidade acadêmica a partir da oitiva aos setores, elaboração de diagnósticos, levantamento de dados, infraestrutura, capacidade instalada, análises e edição de pareceres.
Acompanhe AQUI a página do PDI 2026 – 2030.
Eixos temáticos
O conteúdo do PDI deverá abarcar todas as dimensões acadêmicas e administrativas da instituição, que estão distribuídas em 7 eixos temáticos.
O “Eixo 1 – Governança e Gestão” concentra a governança e a gestão estratégica da instituição, a gestão de riscos e integridade, a governança de T.I., gestão pessoas, contratações, comunicação, orçamento e financias. O “Eixo 2 – Qualidade do Ensino” é dedicado à graduação presencia, à distância e à avaliação institucional.
Já o “Eixo 3 – Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Relações Internacionais” vai se concentrar na pesquisa, inovação, pós-graduação e internacionalização. O “Eixo 4 – Relacionamento com a sociedade” traz as temáticas da extensão e da cultura. No “Eixo 5 – Assistência Estudantil e Responsabilidade Social” se encontram a assistência e permanência estudantil, inclusão e acessibilidade.
Enquanto isso, os temas sobre as ações e políticas ambientais e eficiência energética serão abordadas no “Eixo 6 -Sustentabilidade e Meio Ambiente” e, por fim, o “Eixo 7 – Infraestrutura, Tecnologia da Informação e Comunicação” vai se deter à infraestrutura física, gestão e uso do solo, segurança patrimonial, infraestrutura de comunicação e redes, ampliação e manutenção de sistemas.