Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Editora da Ufersa participa da Bienal Internacional do Livro do Ceará

Eventos, Publicações 16 de abril de 2025. Visualizações: 74. Última modificação: 16/04/2025 15:32:11

 

Equipe da Editora da Ufersa no stand da Associação Brasileira de Editoras Universitária (ABEU), com as publicações na Bienal do Livro, em Fortaleza/Foto: Assecom

A Editora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Edufersa) marcou presença na XV Bienal Internacional do Livro, realizada no Centro de Convenções de Fortaleza, no Ceará. A Edufersa foi uma das editoras convidadas para o Stand da Associação Brasileira de Editoras Universitária (ABEU), com as publicações expostas durante todo o evento de 4 a 13 de abril.

No total, a Edufersa expos 5 livros físicos: Defensores do Oceano; Educação Infantil Currículos e Linguagens: pesquisa, políticas e práticas; Guia Ilustrado de moluscos do litoral Oeste Potiguar; Audiovisualidade feminista: olhares cis, trans, não binários e racializados sobre o audiovisual nacional desde o Nordeste e, 40 Horas de Angicos: Memórias dos Alunos de Paulo Freire no RN.

Os jornalistas Passos Júnior e Renata Jaguaribe apresentam o livro 40 de Angicos/Foto: Assecom

Para o professor Ayala Gurgel, coordenador da Edufersa, participar da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará foi extremamente importante para Edufersa e visibilidade das nossas publicações. “Estamos falando de um dos maiores eventos literários do Nordeste e do país. Foi a nossa primeira participação em bienal, com ações bem diversificadas. No estande compartilhado da ABEU tivemos exposição de obras físicas, acesso aos livros digitais e participações de autores, cumprindo assim um dos objetivos que é a difusão dos conhecimentos técnico-científicos, políticos, artísticos e culturais”, considerou o professor Ayala.

“Foi uma experiência gratificante observar o interesse do público por um livro fruto da nossa atuação na assessoria de comunicação da Ufersa e com a edição da nossa universidade”, afirmou o jornalista Passos Júnior, que assina a autoria do livro 40 Horas de Angicos, juntamente com os também jornalistas Higo Lima e Renata Jaguaribe.

A XV Bienal Internacional do livro contou com mais de 450 mil visitantes, sendo recorde de vendas e programação tendo oferecido mais de 600 atividades. Ao longo de dez dias, a Bienal ocupou os três pavimentos do Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com atividades nos três turnos. A feira de livros, montada no pavilhão Térreo, contou com mais de 100 mil títulos à disposição, reunindo cerca de 200 toneladas de livros em 188 estandes, com a presença de editoras, distribuidoras, livrarias e autores independentes de todo o país.