
Da esquerda para a direita, Victor Wagner Freire de Azevedo, Confidence Chinechectam Uzoma, Merit Busola Olujimi, Betelhem Fetene Admas e o reitor da Ufersa, Rodrigo Codes. Foto: Assecom/Ufersa.
Três estudantes estrangeiras vindas da Nigéria e da Etiópia iniciaram no último mês de março seus estudos em programas de pós-graduação da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). Na tarde desta terça, dia 01, elas participaram de uma reunião com os professores Rodrigo Codes, reitor da Ufersa, e Victor Wagner Freire de Azevedo, assessor de Relações Internacionais da Universidade.
“Para nós é uma alegria recebê-las aqui na nossa universidade”, disse Rodrigo Codes. “Temos certeza de que em pouco tempo vocês estarão não apenas fazendo parte da rotina da Ufersa como também cada vez mais à vontade com o português”.
Confidence Chinechectam Uzoma, Merit Busola Olujimi e Betelhem Fetene Admas foram selecionadas pelo Programa de Mobilidade Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUBMOB).
Ao chegarem à Ufersa, elas contaram com o suporte da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. As três estão estudantes instaladas na Residência Universitária de Mossoró, localizada no lado oeste do campus. “Fomos muito bem recepcionadas e encontramos uma ótima estrutura de equipamentos, como a residência que achamos confortável e o restaurante universitário”, detalha Merit Olujimi, aluna do curso de mestrado do programa de pós-graduação em Ciência Animal.
Apesar de terem chegado há poucas semanas, as estudantes contam que já possuem uma rotina bem definida de estudos teóricos e práticas em laboratório. “Para mim foi uma boa surpresa a receptividade dos professores e dos colegas de laboratório”, diz Betelhem Fetene Admas, aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água.

Estudantes participaram de reunião no gabinete da Ufersa com os professores Rodrigo Costa, reitor da Ufersa, e Victor Wagner Freire de Azevedo, assessor de Relações Internacionais da Universidade. Foto: Assecom/Ufersa.
A dificuldade inicial com o idioma, de acordo com elas, vem sendo contornada com a ajuda de outros estudantes e o suporte da Assessoria de Relações Internacionais, que está viabilizando aulas de Português. “A convivência na residência universitária vem ajudando bastante”, conta Confidence Uzoma, do mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais.
“Acredito que se estivéssemos sozinhas morando em um mesmo apartamento, por exemplo, levaríamos um tempo bem maior para aprender o português”.
Estudante francesa faz estágio
Outra estudante estrangeira que foi selecionada para um intercâmbio acadêmico na Ufersa é Malia Sassolas Weber, que veio da França. Ela foi contemplada pelo acordo entre a Ufersa e o Institut Polytechnique Unilasalle. Em Mossoró, ela fará um estágio em Medicina Veterinária com duração de dois meses (de março a maio de 2025).

Confidence Chinechectam Uzoma, Merit Busola Olujimi e Betelhem Fetene Admas foram selecionadas pelo Programa de Mobilidade Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUBMOB). Foto: Assecom/Ufersa.