![](https://i0.wp.com/assecom.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/24/2025/02/residencia-pedagogica-reuniao-dia-06-07-2025-2.jpeg?resize=664%2C498&ssl=1)
Reitor Rodrigo Codes representou Ufersa na reunião, juntamente com integrantes do NIT e da Ari. Foto: cedida/arquivo pessoal.
O coletivo de instituições que integram o programa de Residência Tecnológica de Mecanização da Agricultura Familiar Brasil-China, em execução na cidade de Apodi, no RN, reuniram-se na manhã desta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, para uma avaliação e planejamento de novas ações.
Representando a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, estiveram presentes o reitor, professor Rodrigo Codes, os professores titulares da Assessoria Internacional – ARI, Victor Azevedo, e do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, Fabrício Cavalcante. A instituição reiterou a permanecia no projeto e deverá assumir a frente de algumas novas ações.
No encontro, foi discutido a criação de um Grupo de Trabalho – GT a fim de avaliar a testagem dos equipamentos, a elaboração de políticas públicas e a viabilidade de projetos em nível de pós-graduação a partir da co-tutela entre as universidades brasileiras e a Chinese Agricultural University – CAU.
![](https://i0.wp.com/assecom.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/24/2025/02/residencia-pedagogica-reuniao-dia-06-07-2025-4.jpeg?resize=788%2C591&ssl=1)
Ufersa reiterou a permanecia no projeto e deverá assumir a coordenação de algumas novas ações. Foto: cedida/arquivo pessoal.
A instituição chinesa é a mentora da Residência Tecnológica, cujo objetivo visa aproximar pesquisadores e pequenos agricultores brasileiros no desenvolvimento de novas tecnologias agrárias. Além da cidade potiguar, a iniciativa asiática também está presente nos estados nordestinos do Ceará e Maranhão.
Aqui no Estado, a viabilidade do projeto se dá, inicialmente, pelo Consórcio Nordeste e reúne as universidades do Estado do RN (Uern), a Federal Rural do Semi-Árido, juntamente com o Instituto Federal do RN e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar – SEDRAF.
Em sua fala, o professor Rodrigo Codes enfatizou a importância das parcerias com instituições internacionais no sentido de atrair mais oportunidades. “Estamos articulando um planejamento com diversos setores da Ufersa em ações que ampliam as oportunidades para fortalecer o intercâmbio e os projetos de pesquisa em parceria com grandes centros internacionais”, defende o reitor.
![](https://i0.wp.com/assecom.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/24/2025/02/residencia-pedagogica-reuniao-dia-06-07-2025-1.jpeg?resize=724%2C543&ssl=1)
Reunião foi realizada na Sala dos Conselhos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Foto: cedida/arquivo pessoal.