Com objetivo de promover o uso consciente e eficiente de energia elétrica, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro, o treinamento do Programa de Eficiência Energética – PEE, promovido a partir de uma parceria com DEODE Energia e a Neoenergia Cosern.
Por meio do PEE, o Campus Sede da Ufersa, em Mossoró, já executou a substituição de 209 luminárias de iluminação pública ineficientes por luminárias IP LED, que além de garantir maior economia no consumo, detém maior resistência e durabilidade; e ainda a troca de 86 refletores por outros com maior eficiência.
A coordenadora de projetos da DEODE, Marcelle Costa, que ministrou a formação, destacou a importância do uso consciente de energia por meio de soluções simples, com o uso de práticas e equipamentos capazes de reduzir o consumo e desperdício de energia.
A iniciativa marca uma série de ações adotadas pela Ufersa atinentes à sustentabilidade, sobretudo no uso consciente de energia elétrica na instituição. “A melhoria nas condições de iluminação das vias públicas internas da Ufersa, contemplada no projeto, garante à universidade uma economia financeira direta por meio da redução do consumo e dos serviços de manutenção, além de propiciar à toda à comunidade um ambiente mais agradável, seguro e consciente do ponto de vista da sustentabilidade”, comenta o engenheiro Eriberto Mendes, titular da Superintendência de Infraestrutura – SIN da Ufersa.