O professor Adailson Pinho de Araújo, do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), lança o livro “Direitos Humanos: para quem?”. A obra foi desenvolvida e organizada em coautoria com os professores Erasmo Carlos Amorim Morais, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e Caio Álisson Diniz da Silva, da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).
Publicado pela Editora da UESPI, o lançamento aconteceu nesta última segunda-feira, dia 13. De acordo com o professor Adailson Araújo, a coletânea busca “reunir reflexões de pesquisadores, professores e estudantes sobre os desafios e as possibilidades de aplicação dos Direitos Humanos no Brasil”. Ele acrescenta que a obra “é um convite ao diálogo interdisciplinar, necessário em tempos de crescente complexidade social”.
A proposta do livro é destaca temas contemporâneos relacionados à justiça, dignidade humana e aos direitos humanos de sujeitos, por vezes, marginalizados pela sociedade, como refugiados e cidadãos em situação de vulnerabilidade. O professor Erasmo Carlos Amorim comenta que “o livro é uma ponte entre diferentes saberes, promovendo a colaboração entre instituições e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento”.
O professor Caio Álisson Diniz, por sua vez, ressalta a relevância prática da obra. “Queremos que esse material inspire novas soluções e reflexões profundas sobre os desafios enfrentados pela sociedade brasileira no campo dos direitos humanos, por isso indagamos para quem são esse direitos universalmente reconhecidos”, afirmou.
Com uma abordagem crítica e inclusiva, “Direitos Humanos: para quem?” se posiciona como uma obra que convida e fomenta debates e práticas jurídicas comprometidas com a construção de uma sociedade mais equitativa e democrática.
A obra está disponível gratuitamente AQUI para acesso e download.