O professor Tarcísio Eloi de Andrade Júnior defendeu nesta quinta-feira, dia 09 de janeiro, o Memorial requisitado para a progressão ao nível de Professor Titular. Com isso, ele se torna o primeiro docente a alcançar a classe mais alta da carreira do Magistério Superior no Campus Angicos.
Natural da cidade de Natal/RN, Tarcísio Eloi se formou e fez mestrado em Química pela UFRN; é especialista em ensino a distância e cursou seu doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFRN em sanduiche com a instituição alemã Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, país onde também seguiu pós-doc.
Sua trajetória com a docência na Ufersa se confunde com a própria trajetória do Campus. Ele ingressou na instituição em janeiro de 2009 no cargo de Professor Adjunto do Campus Angicos para o curso de Ciência e Tecnologia, tendo chegado junto com a primeira turma de 11 professores que, à época, ainda trabalharam em um espaço provisório até 2011, quando foi entregue a estrutura da sede.
Ao longo dos últimos 16 anos de instituição, Tarcísio Eloi contribuiu com a universidade em diversas frentes, seja acadêmica ou administrativa. Passou pela coordenação Pedagógica, a de Assuntos Estudantis e Comunitários, coordenou o Curso de CeT, foi chefe do Departamento de Ciência Exatas e Tecnologia da Informação, no qual está, atualmente, na vice-chefia.
Sempre lotado para ministrar aulas na área de Química, Tarcísio acumula inúmeras colaborações em projetos de pesquisa e extensão, seguindo uma vocação que emergiu de casa. “Desde a graduação eu imaginava que chegar a Professor Titular de uma Universidade Pública Federal fosse algo impossível. Depois de atuar como professor da Rede Pública Estadual, esse sonho pareceu mais distante, no entanto, esse sonho pode ser compartilhado com a minha família e se tornou realidade”, narra ela, resgatando o exemplo da sua mãe, que concluiu uma segunda graduação aos 51 anos de idade e uma especialização aos 70.
A carreira de professor do Magistério Superior é construída em uma longa estrutura dividida em cinco classes, sendo Professor Adjunto A, quando já ingressa com o título de doutor, ou segue a sequência que se inicia como Assistente, passa para Adjunto, Associado e, por fim, Professor Titular. Caminho que ele trilhou e referencia às novas gerações. “Defendo que a educação sempre vale a pena e merece destaque. Sou um profissional realizado, sobretudo porque, hoje, a minha atividade também ajuda a realizar os sonhos de muitos estudantes”, enfatiza o professor Tarcísio Eloi.