Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Solenidade em Caraúbas teve homenagens e expectativas para o futuro

Campus Caraúbas, Estudante 20 de dezembro de 2024. Visualizações: 80. Última modificação: 20/12/2024 10:57:14

108 novos profissionais chegam ao mercado de trabalho após a solenidade no campus de Caraúbas. São 27 engenheiros, 27 graduados em Ciência e Tecnologia e 54 licenciados. Foto: Assecom.

Formandos de sete cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) na cidade de Caraúbas comemoraram na noite desta quinta, 19, o encerramento de um ciclo marcante. A solenidade de colação de grau referente ao semestre 2024.1 marca a chegada ao mercado de trabalho de novos profissionais das áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência e Tecnologia, Letras Inglês, Letras Libras e Letras Português.

CONFIRA AS FOTOS DA SOLENIDADE

“O sonho que concluímos hoje não pertence somente a nós, mas a todos que viveram junto conosco essa trajetória”, disse o estudante Thiago de Jesus Sousa, agora Engenheiro Civil, em seu discurso como orador das turmas. “Além da formação profissional, aprendemos sobre resiliência e superação. Aprendemos a lidar com nossas limitações e erros, passando por um período de pandemia e outros tantos momentos difíceis. Aprendemos que cada obstáculo vencido representou mais um degrau no nosso sonho”.

Na homenagem aos pais, Dennis Denian de Albuquerque Ribeiro, Engenheiro Mecânico, procurou expressar o tamanho da gratidão aos familiares que ofereceram um suporte essencial na trajetória dos formandos. “O diploma que temos nas mãos hoje é reflexo de muito trabalho duro”, afirmou ele. “A partir de hoje vocês podem dizer com orgulho que possuem um filho formado, mesmo que a maioria nunca tenha cruzado o portão de uma universidade para estudar”.

Familiares e amigos lotaram o ginásio do campus de Caraúbas na noite desta quinta, dia 19 de dezembro. Foto: Assecom.

Presidida pelo reitor da Ufersa, Rodrigo Codes, a solenidade de colação de grau no campus de Caraúbas reuniu autoridades, servidores e dezenas de familiares que lotaram o ginásio da unidade. Em seu discurso, o reitor destacou o papel essencial do campus nas áreas de inclusão, formação de professores, engenharia e extensão. “Somos parte de um movimento maior em que o acesso ao ensino superior é um primeiro passo passo para a emancipação e para a criação de oportunidades reais para as pessoas”, afirmou Rodrigo Codes.

Já o Marcelo Batista de Queiroz, homenageado como paraninfo das turmas, mencionou a semelhança entre sua história pessoal e de muitos dos profissionais presentes. “Assim como vocês, eu também nasci em uma cidade pequena e precisei deixar minha família e minha cidade para buscar o ensino superior”. Em seu discurso, ele falou sobre a importância dos sonhos quando transformados em algo concreto e possível de ser realizado. “Vocês não apenas sonharam, mas construíram seus sonhos com esforço diário”.

As professoras Simone Maria da Rocha e Leontete Cristina Medeiros Silva, diretora e vice-diretora do campus de Caraúbas. Foto: Assecom.

Homenagem à vice-diretora do campus

Como forma de retribuição e reconhecimento pelo trabalho realizado pela vice-diretora do campus de Caraúbas, Leontete Cristina Medeiros Silva, a diretora da unidade, professora Simone Maria da Rocha, a convidou a proferir o discurso em homenagem aos formandos. Leonete Medeiros trouxe uma reflexão sobre as trajetórias que foram marcadas pela atuação de uma universidade pública. “Eu espero que você lembrem sempre de onde vieram e que reconheçam o compromisso da nossa instituição com a formação de vocês”, disse ela, que também falou sobre a importância da retribuição que a partir de agora os novos profissionais irão levar para a sociedade. “Desejo que vocês cresçam e evoluam, sempre valorizando a ética e a moral do fazer profissional de cada um”.

Uma parte dos protagonistas da noite

Érica Priscilia Alves da Silva chamou a atenção dos presentes por conta do pequeno Daniel Levi, de apenas 7 meses, que participou da cerimônia com beca e capelo assim como a mãe. “Daniel estava na minha barriga no último período, me acompanhou durante todo o TCC e acabou me motivando a não desistir, apesar de toda a dificuldade que eu tive com ele recém-nascido, quatro disciplinas, estágio e trabalho final”, enumera Érica, que também precisou lidar com a perda da mãe na reta final do curso. “Eu cheguei a assistir aulas remotas, durante a pandemia, enquanto acompanhava minha mãe no hospital”, conta a nova licenciada. Foto: Assecom.

Emanuel Vitor Ribeiro Alves, ex-servente de pedreiro, foi o formando que obteve maior desempenho acadêmico em sua turma de Engenharia Mecânica. Ele veio da pequena cidade de Lagoa, na Bahia, e chegou a trabalhar em obras de construção no início da faculdade. “Hoje eu sinto muito orgulho de estar aqui e também muito reconhecido”, comemora ele, ao lado da namorada Maria Helena Oliveira (à esquerda) e da professora, orientadora e coordenadora de curso Ana Cláudia Batista. “Ele é um grande exemplo de força de vontade, porque soube aproveitar muito bem a oportunidade que teve aqui”.

 

A Engenheira Civil Valéria de Almeida ao lado da mãe e da sobrinha. Foto: Assecom.

 

Maize Melo, professora do curso de Engenharia Mecânica, e Letícia Dantas, concluinte de Ciência e Tecnologia que se prepara para iniciar a graduação em Engenharia Mecânica. Foto: Assecom.

 

Clenilda Dantas, formada em Letras Português, estava acompanhada dos pais e dos três filhos. Foto: Assecom.