Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

II Inova Ufersa impulsiona empreendedorismo e tecnologia

Inovação, Pesquisa 17 de dezembro de 2024. Visualizações: 131. Última modificação: 17/12/2024 13:34:32

Workshop reúne especialistas, professores e empreendedores para discutir temas fundamentais como inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência de tecnologia/Foto: Analice Sousa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) está realizando nesta terça-feira (17), a segunda edição do Inova Ufersa, evento promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Acontecendo no Coworking do Campus Oeste, em Mossoró, o encontro reúne especialistas, professores e empreendedores para discutir temas fundamentais como inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Na abertura do evento, o reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes, destacou a importância da inovação como uma prioridade na atual gestão. “Temos avançado em vários aspectos. Nossa proposta é transformar o Núcleo de Inovação Tecnológica em uma Agência de Inovação, fortalecendo a cultura empreendedora na universidade. Além disso, estamos concretizando nosso parque tecnológico, que recebeu um investimento de R$ 7,3 milhões através do PAC das universidades, e cujo processo de licitação está em andamento”, afirmou.

Reitor Rodrigo Codes quer transformar o NIT numa Agência de Inovação/foto: Analice Sousa

O reitor ainda ressaltou as conquistas recentes da Ufersa na área de propriedade intelectual. “Já possuímos 15 cartas-patentes, resultado do esforço de nossos pesquisadores. Além disso, firmamos uma parceria com a Universidade Agrícola da China, o que trouxe 31 máquinas agrícolas para Apodi-RN, voltadas à agricultura familiar. Essa colaboração prevê intercâmbio de tecnologia e bolsas para estudantes e pesquisadores”, acrescentou Rodrigo Codes.

A coordenadora do II Inova Ufersa, professora Priscila Jácome, enfatizou o papel do evento na disseminação do conhecimento e na valorização dos professores de todos os campi da universidade. “Preparamos uma programação que não apenas inspira, mas também valoriza os autores que possuem propriedade intelectual. Queremos fortalecer o engajamento e motivar os participantes a se envolverem mais com a inovação”, declarou.

Inovação deve nortear as ações da Universidade, diz pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Liana Holanda/Foto: Analice Sousa

A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Liana Holanda, destacou o papel central da inovação no contexto acadêmico. “Inovação deve nortear todas as nossas ações, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Precisamos criar uma cultura inovadora que contagie a todos e que faça a universidade se consolidar como um espaço de boas ideias e soluções”, afirmou.

O professor Fabrício Cavalcante, coordenador do NIT, frisou que a meta é consolidar os núcleos de inovação nos campi da Ufersa. “Nosso objetivo é que esses núcleos ganhem força e transformem a Ufersa em uma universidade cada vez mais inovadora. Estamos no caminho, mas temos muitos desafios a superar para concretizar a implantação da nossa Agência de Inovação”, pontuou. A programação do II Inova Ufersa segue ao longo do dia com palestras, mesas-redondas e momentos de Networking, abordando temas estratégicos como mentorias.