Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Estudantes são premiados na 6ª Olimpíada de Educação Financeira da Ufersa

Extensão 16 de dezembro de 2024. Visualizações: 66. Última modificação: 16/12/2024 15:20:33

Solenidade celebrou o desempenho de 28 medalhistas entre os quase 3 mil inscritos, reforçando a importância da educação financeira na formação de crianças e jovens/Foto: Monalisa Teixeira

Nesta segunda-feira, 16, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) realizou a cerimônia de premiação da 6ª edição da Olimpíada de Educação Financeira, um projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis. O evento celebrou o desempenho de 28 medalhistas entre os quase 3 mil inscritos, reforçando a importância da educação financeira na formação de crianças e jovens.

Professor Yuri Azevedo, coordenador da 6ª edição OBEF/Foto: Monalisa Teixeira

O professor Yuri Azevedo, coordenador da 6ª edição Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) na Ufersa, destacou o crescimento do projeto ao longo dos anos. “Essa é uma Olimpíada que integra a universidade e a comunidade. Temos alunos de 6 a 17 anos participando, representando escolas municipais, estaduais e privadas de Mossoró e região. A cada ano, percebemos um aumento no número de inscritos, o que reflete o sucesso do programa e o apoio da universidade e da pró-reitoria de extensão”.

Com três etapas, a competição envolve desde provas locais até disputas regionais e nacionais, promovendo temas como orçamento, taxas de juros e gestão financeira pessoal. “O objetivo é preparar os jovens para serem adultos mais conscientes em relação às finanças, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada economicamente”, completou o professor.

Estella das Neves, de 11 anos, comemorou sua primeira participação/Foto: Monalisa Teixeira

O professor Kleber Formiga, coordenador do projeto de extensão, ressaltou a importância da iniciativa para o curso de Ciências Contábeis. “Essa Olimpíada não só estimula os alunos, mas também envolve famílias inteiras, criando um ambiente de aprendizado coletivo. Além disso, oferecemos apoio a professores e escolas que desejam implementar a educação financeira em suas grades curriculares”.

Daniel Alves, de 13 anos, tricampeão regional e nacional/Foto: Monalisa Teixeira

Entre os premiados, a aluna Estella das Neves, de 11 anos, comemorou sua primeira participação na competição. “Foi maravilhoso! Aprendi muito sobre como lidar com o dinheiro, algo que vai fazer diferença no futuro”. Já Maria Beatriz Cardoso Duarte, de 8 anos, celebrou sua conquista comsimplicidade: “Ganhei mais uma medalha para a coleção”.

Outro destaque foi Daniel Alves, de 13 anos, tricampeão regional e nacional, que compartilhou sua evolução: “Aprendi sobre juros e a importância de poupar. Hoje, já guardo meu dinheiro no cofrinho e não fico pedindo aos meus pais”. A Olimpíada de Educação Financeira da Ufersa tem se consolidado como uma referência no ensino de finanças para jovens, provando que educação e cidadania caminham lado a lado na formação de um futuro mais sustentável.