O Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Semic/Ufersa) teve início nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, com a participação de mais de 400 bolsistas dos quatro campi da universidade. A trigésima edição do evento segue até o dia 12 de dezembro com novidades na programação.
“O 30º Semic é a prova viva de que a ciência é feita por muitas mãos e por corações apaixonados pelo conhecimento”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa, Liana Nobre, na solenidade de abertura do evento. “Que possamos ao longo dos próximos dias nos fortalecer mutuamente e seguir fortalecendo a pesquisa e a inovação na nossa universidade”.
Juntamente com apresentações de trabalhos e realização de palestras e minicursos, o Semic contará este ano com novos eventos, como o I Encontro Ufersa sem Fronteiras e o I Encontro de Pós-Graduação na Ufersa.
Em sua fala, o reitor Rodrigo Codes destacou ainda a primeira edição da Revista do Semic, que vai reunir todos os trabalhos aprovados para apresentação no evento. “Chegamos aos cem dias de gestão com muito o que comemorar na área de pesquisa e inovação”, afirmou o reitor, citando a aquisição recente de um programa que auxilia na autoavaliação dos programas de pós-graduação e investimentos em infraestrutura.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional: onde estamos?
A palestra de abertura do 30º Semic contou com a presença da professora da Universidade Federal do Ceará Claudia Linhares, que é secretária Geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ela apresentou um panorama do desenvolvimento da ciência no Brasil destacando inicialmente o saber científico dos indígenas, que utilizavam o conhecimento obtido por meio da observação.
“Precisamos garantir que a ciência básica receba o apoio que precisa para continuar possibilitando o desenvolvimento do nosso país”, afirmou a pesquisadora, que atua na área de Computação. Ela trouxe dados sobre o investimento feito pelo governo brasileiro ao longo dos últimos anos e situou a atuação de instituições do Rio Grande do Norte no quadro geral da ciência brasileira.
Mesa redonda
A programação de abertura do 30º Semic foi concluída com a realização de uma mesa redonda sobre o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Ufersa”, mediada pelo vice-reitor Nildo Dias. O momento contou com a presença dos professores Subênia Karine de Medeiros, coordenadora do programa de extensão Ciência no Parque; Felipe Ribeiro, coordenador do programa de extensão Ciência para Todos; e Fabrício José Nóbrega Cavalcante, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica.