O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGA/Ufersa) teve uma importante noticia esta semana. O artigo intitulado “Influência dos níveis de governança e inovação no desempenho socioambiental: uma análise multivariada nas empresas do índice de sustentabilidade empresarial da bolsa do Brasil” foi premiado como melhor artigo da área de Governança e Sustentabilidade em Organizações no XXVI ENGEMA – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP.
O trabalho foi produzido pelo discente, Marcos Filho Lima Bastos, com a supervisão da Professora Dra. Clandia Maffini Gomes (PPGA/Ufersa), e em parceria com os demais autores: Professora Dra. Ana Paula Perlin (PPGA/Ufersa, Professora. Dra. Jordana Marques Kneipp (PPGA/UFSM) e Professor Dr. Isak Kruglianskas (PPGA/USP),
O estudo teve como objetivo analisar o impacto dos níveis de inovação e governança no desempenho socioambiental de companhias do mercado de capitais do Brasil, com recorte metodológico das empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).
Os resultados evidenciaram influência significativa dos níveis de inovação e governança corporativa nos desempenhos social e ambiental das empresas listadas. Demonstrando que a governança e os investimentos em inovação são capazes de melhorar o desempenho socioambiental organizacional. De um modo geral, os níveis de governança e inovação apresentaram impacto mais significativo para o desempenho social que o ambiental, indicando maior alinhando com o pilar social da sustentabilidade no contexto em análise.
As contribuições sociais deste estudo alcançam diferentes agentes. Sendo possível destacar o potencial de auxiliar empresas no aprimoramento de suas abordagens de sustentabilidade, considerando os aspectos de governança e inovação. Para o discente premiado “a área em que o artigo foi premiado possui alinhamento direto com o que estou pesquisando na dissertação e com minha linha de pesquisa do PPGA (Gestão Socioambiental), o evento possui reconhecimento nacional e internacional, tudo isso contribui pra minha formação enquanto pesquisador”.
Durante o mesmo evento, também tivemos a Professora. Lilian Caporlingua Giesta Cabral que atua na linha Gestão Socio Ambiental do mestrado apresentou o trabalho: “Sustentabilidade no ensino superior e inovação social: por onde andamos nesta discussão?” e o Professor Arthur (que faz pós-doutorado no PPGA) também apresentou o trabalho “Estratégias para o fomento do consumo sustentável: uma avaliação do comportamento conspícuo e da consciência ambiental como fatores preditivos” em parceria com a Professora Juliana Carvalho de Sousa e demais colaboradores.