Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professores da Ufersa registram software para análise contábil e financeira

Inovação, Pesquisa 28 de novembro de 2024. Visualizações: 217. Última modificação: 29/11/2024 08:43:45

Da esquerda para a direita: os professores Alexsandro Prado, Kléber Formiga e Yuri Azevedo, do curso de Ciências Contábeis. Foto cedida/arquivo pessoal.

Com o objetivo de facilitar o cotidiano de profissionais da área contábil, três professores da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) criaram um software capaz de transformar grandes volumes de dados brutos em relatórios, gráficos e outras informações úteis. O software CNTDD foi desenvolvido em agosto de 2022 pelos professores Kléber Formiga, Alexsandro Prado e Yuri Azevedo, do curso de Ciências Contábeis, e registrado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) no último dia 26 de novembro.

“Nosso software atende a uma necessidade latente no setor contábil: ferramentas acessíveis e eficientes que traduzam dados em insights úteis”, afirma o professor Kleber Formiga. “Acredito no seu potencial de contribuir na formação de contadores com habilidades em dados”, complementa.

Além de importar e tratar dados contábeis estruturados e não estruturados, o software CNTDD também se destaca por ser capaz de gerar relatórios e gráficos a partir de informações contábeis e por integrar-se a bancos de dados online, facilitando o acesso a grandes volumes de dados empresariais. Os usuários têm ainda a opção de aplicar técnicas analíticas avançadas para otimizar a tomada de decisões financeiras.

“Nossa intenção ao criar este pacote foi facilitar o dia a dia dos profissionais e estudantes da área, oferecendo recursos que tornam as análises mais práticas e acessíveis, ao mesmo tempo em que abrem novas possibilidades para explorar e interpretar os dados com maior precisão”, avalia o professor Alexsandro Prado.

Com o registro do software concluído, os professores responsáveis pela iniciativa vão dar início a uma série de seminários e minicursos com o objetivo de apresentar e capacitar novos usuários para a utilização da ferramenta. As atividades terão como público-alvo profissionais da área contábil, acadêmicos e estudantes interessados em explorar as funcionalidades do software CNTDD.

“O CNTDD une o rigor científico da pesquisa acadêmica com a aplicação prática no mercado”, diz o professor Yuri Azevedo. “Queremos que essa solução ajude a transformar a forma como os dados contábeis são tratados e utilizados.”