Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa promove I Workshop Multidisciplinar sobre Autismo

Extensão 26 de novembro de 2024. Visualizações: 137. Última modificação: 26/11/2024 10:32:00

As bases moleculares, jurídicas e perspectivas educacionais vão ser discutidas durante o I Workshop Multidisciplinar sobre Autismo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a ser realizada no próximo sábado, 30, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), localizado no Campus Leste, da Ufersa Mossoró. O Workshop sobre Autismo é voltado para toda a comunidade acadêmica, bem como para a sociedade em geral. As inscrições estão sendo realizadas por meio do IG: @autismo.ufersa

Atualmente o diagnóstico de autismo é clínico, o que pode demandar meses ou anos até a sua concretização. Nesse sentido, estudos moleculares avançam na perspectiva de encontrar biomarcadores que possam trazer um diagnóstico acurado e rápido para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O “Workshop Autismo: bases moleculares, jurídicas e perspectivas educacionais” foi idealizado para capacitar estudantes de biotecnologia, medicina, profissionais da área da saúde e educação sobre os diversos aspectos que impactam diretamente na melhoria do desenvolvimento e da qualidade de vida de pessoas com TEA.

Devido à elevada prevalência de autismo e à complexidade da sua causa genética, além dos aspectos educacionais e jurídicos envolvidos, o Workshop tem por objetivo elucidar o estado da arte em relação aos estudos moleculares que permeiam a compreensão da etiologia, do diagnóstico, de terapias emergentes e das alterações neurobiológicas do autismo, capacitar quanto ao registro de informações médicas para a garantia da execução dos serviços de saúde adequados a cada paciente, bem como em relação ao manejo educacional adequado de pessoas dentro do espectro autista. Com o workshop a Ufersa espera contribuir para a promoção de uma sociedade mossoroense mais inclusiva e consciente sobre o autismo.

A partir dos temas abordados, espera-se capacitar 200 pessoas, dentre elas, estudantes de biotecnologia, medicina, diversos profissionais da área da saúde (como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, assistentes terapêuticos, dentre outros) e educação a atuarem de forma mais assertiva e adequada de modo a garantir o pleno desenvolvimento individual e social de pessoas com TEA.

PROGRAMAÇÃO: O Workshop tem carga horária de 10h, começando às 8 horas da manhã, com quatro palestras, sendo a palestra de abertura com o tema “A genética do autismo”, a ser proferida pelo Dr. Victor Evangelho, biomédico, biólogo, mestre e doutor em ciências e biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); em seguida, o Dr. Victor Evangelho também abordará o tema: “Avanços científicos na compreensão do TEA”.

Dando continuidade ao Workshop, à tarde, a partir das 14h, a advogada Lígia Silva de França Brilhante, mestre em ciência Política, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), abordará o tema: “As implicações jurídicas dos registros e informações médicas na tutela de direitos dos autistas” e, encerrando o Workshop, a fonoaudióloga, pedagoga e psicopedagoga, Dra. Maria dos Milagres Fernandes Diniz, mestre e doutora em educação, abordará o tema: “Os desafios educacionais no autismo”.