Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Mestrado em Administração destaca-se com apresentações de pesquisas inovadoras

Pós-graduação 11 de novembro de 2024. Visualizações: 222. Última modificação: 11/11/2024 11:07:21

Professora Juliana Carvalho e Professor Yuri Azevado durante o SemeAd/Foto: Cedida

Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que oferece Mestrado Acadêmico, estiveram em destaque em diversos eventos acadêmicos pelo Brasil, entre os dias 04 e 08 de novembro. Com participações relevantes no eixo sudeste e no nordeste, o programa demonstrou sua crescente presença e relevância no cenário da pesquisa em Administração.

No 27º Seminário em Administração (SemeAd), um dos maiores eventos de Administração do país, realizado pela Universidade de São Paulo (USP), docentes e discentes do PPGA apresentaram pesquisas de destaque. Os professores Yuri Azevedo, Juliana Carvalho (vice-coordenadora do PPGA) e Ana Maria Magalhães foram responsáveis pela apresentação de trabalhos acadêmicos. Além disso, os alunos Lívia Bandeira e Marcos Bastos trouxeram à discussão estudos inovadores. Entre os temas apresentados estavam: Discriminação salarial por gênero e raça: um estudo entre os administradores do Brasil e, Determinantes financeiros e não financeiros de desempenho das empresas no índice de sustentabilidade empresarial da bolsa de valores brasileira

Trabalho apresentado pela por Livia Bandeira com o título: “Discriminação Salarial por Gênero e Raça: Um estudo entre os administradores do Brasil”/Foto: Cedida

Supervisionados por professores do PPGA, os trabalhos destacaram a importância de discutir temas sociais e financeiros na Administração. Para Lívia Bandeira, a experiência no SemeAd foi fundamental: “Discutir minha pesquisa com especialistas contribuiu para o aprimoramento do trabalho e proporcionou oportunidades de networking que podem aumentar a visibilidade do nosso programa”, relatou.

O professor Yuri Azevedo também enfatizou o valor do evento para o desenvolvimento acadêmico, destacando as oficinas voltadas para a aplicação de inteligência artificial na análise de dados e o uso do RSelenium para coleta automatizada de dados.

Profa. Priscila Vidal e o seu aluno Sandro Pereira, junto com o pesquisador Ney Robinson (centro) (Petrobras/CENPES)/Foto: Cedida

Workshop sobre Gestão de Inventário – A Professora Priscila e o mestrando Sandro Pereira, do primeiro ano do PPGA, participaram do I Workshop sobre Sistema de Gestão de Inventário de Materiais Perigosos para Ativos Marítimos, realizado no eixo sudeste em parceria com a Petrobras. O evento fez parte de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, coordenado por um professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), e envolveu colaborações com a Ufersa, IFRJ e Embraco. O workshop proporcionou coleta de dados e importantes contribuições para o projeto de pesquisa em andamento.

Enquanto isso, no nordeste, a discente Camila Pedrosa, do primeiro ano do PPGA, apresentou seu trabalho de mestrado durante o LVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), realizado em Fortaleza. A pesquisa, intitulada “Análise da vulnerabilidade à ocorrência de furtos e roubos no Rio Grande do Norte sob uma perspectiva espacial e multicritério”, aborda a segurança pública e utiliza modelos de decisão espacial. Camila destacou a importância da experiência: “A troca de ideias e sugestões com pesquisadores de outros programas foi enriquecedora, trazendo novos insights para meu trabalho e fortalecendo a rede de pesquisa”, afirmou.

Trabalho apresentado pela egressa Laila Maniçoba sob orientação da Profa. Ana Maria Magalhães/Foto: Cedida

Visibilidade do PPGA – As atividades desenvolvidas ao longo da semana destacam o compromisso do PPGA da Ufersa com a produção acadêmica de excelência e a participação ativa em eventos nacionais. Tais experiências não apenas fortalecem o desenvolvimento dos discentes e docentes, como também ampliam a visibilidade do programa no cenário acadêmico brasileiro.

Para mais informações sobre os eventos, acesse:

XXVII Seminários em Administração (SemeAd): https://semead.com.br/27/

LVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO): https://sbpo2024.galoa.com.br/sbpo-2024/page/4047-home

Acompanhe o PPGA da Ufersa e fique por dentro das novidades e oportunidades oferecidas pelo programa.