Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professor da Ufersa é destaque na abertura da Semana Nacional de C&T

Estudante, Eventos, Tecnologia 6 de novembro de 2024. Visualizações: 210. Última modificação: 06/11/2024 15:38:30

Abertura da 21ª SNCT, (da esquerda para a direita) chefe de Educação do UNICEF Brasil, Mônica Pinto; ministro da Educação, Camilo Santana; vice-presidente da República; professor da Ufersa, Felipe Ribeiro e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O professor Felipe Ribeiro, do Curso de Engenharia de Pesca da Ufersa, foi convidado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para representar professores e estudantes durante a abertura da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, que aconteceu no último dia 5/11, no Museu Nacional da República, em Brasília, com presença do presidente da República.

O docente e pesquisador da Ufersa integra a coordenação do projeto Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, um programa de extensão da Universidade que já promoveu e estimulou a realização centenas feiras de ciências escolares, municipais e estaduais e promove anualmente a Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido no Estado do Rio Grande do Norte.

Ele considera que esse extenso trabalho pela ciência foi motivador para o convite. “Estivemos representando aqueles que fazem a popularização da ciência, educação científica, pelo reconhecimento do trabalho que nós temos na Ufersa”, explica o professor Felipe Ribeiro. Com o Ciência para Todos, além das feiras de ciências, também são desenvolvidas diversas ações como visitas à universidade, Ciência no Parque e a Olimpíada Científica.

Na solenidade de abertura da SNCT, o Governo Federal assinou acordos de cooperação e um anúncio robusto de novas verbas para o setor, o que segue na esteira da criação do Programa Nacional de Popularização da Ciência, o Pop Ciência, materializado no ano de 2023 por meio de um decreto presidencial.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva acompanhou a solenidade, cumprimentou pessoalmente o professor Felipe Ribeiro e ainda visitou dezenas de estandes no Pavilhão da SNCT. “Nós queremos que nossos gênios fiquem no Brasil”, defendeu o presidente durante seu discurso. O RN esteve bem representado na ocasião, pois além de Felipe Ribeiro, também recebeu destaque a estudante Andreza Clementino, da rede pública do município de Bodó.

Acompanhe AQUI o Programa Ciência para Todos.
Acesse AQUI a Lei que Institui o Pop Ciência
Confira AQUI a programação da 21ª SNCT

*com informações do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação

Professor Felipe Ribeiro, do Curso de Engenharia de Pesca da Ufersa, durante abertura da 21ª SNCT, no Museu Nacional da República, em Brasília. Foto: Ricardo Stuckert/PR