Em discurso na cerimônia que celebrou o 50º aniversário das relações diplomáticas Brasil-China, em Pequim, o professor Rodrigo Codes, reitor da Ufersa, apresentou o potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação da instituição. A programação no país asiático atende a um convite da China Agricultural University (CAU) para a Conferência Internacional de Equipamentos Agrícolas e Inovação em Tecnologia Agrícola Inteligente.
Baixe AQUI o discurso na íntegra.
A cerimônia contou com a participação de delegações de 20 diferentes países, além da presença do vice-presidente da CAU, professor Dr. Taisheng Du, do embaixador do Brasil na China, o potiguar Marcos Galvão, representação dos ministérios da Ciência Tecnologia e Inovação – MCTI e do Desenvolvimento Agrário – MDA, de universidades e movimentos sociais.
A iniciativa da agenda visa ampliar as ações e colaborações internacionais para envolver professores e estudantes na experiência com máquinas agrícolas inteligentes que contribuem para revitalização alimentar e, consequentemente, para a redução das desigualdades e da pobreza.
Neste sentido, o reitor Codes visitou às dependências da Escola de Engenharia da CAU, ainda em Pequim, quando conheceu protótipos de máquinas agrícolas, os Laboratórios da Engenharia Mecânica e a sala de monitoramento de todas as máquinas em atividade na China, um espaço que afere eficiências, rotas e gera dados transferidos em tempo real para a tomada de decisões.
“Em nossa instituição, ano após ano temos evoluído e melhorado nossos números em pesquisa, desenvolvimento e inovação e estamos prontos para ampliar nossas colaborações, notadamente na área da mecanização agrícola, projeto no qual possuímos professores e pesquisadores envolvidos”, defendeu Codes durante seu discurso.
Conferência –
As potencialidades da Ufersa também foram apresentadas na “Belt and Road”, uma iniciativa chinesa voltada a parcerias internacionais, durante a International Agricultural Equipment and Smart Agricultural Technology Innovation Conference (em tradução livre, “Conferência Internacional de Equipamentos Agrícolas e Inovação em Tecnologia Agrícola Inteligente”). O professor Rodrigo Codes liderou o debate sobre o tema “Mecanização Agrícola e Desenvolvimento Socioeconómico” em uma das sessões do simpósio.
“Mostramos a importância da nossa universidade nas estratégias para o desenvolvimento do Semiárido. Isso nos garantiu interação com pesquisadores e investidores chineses e de outros países. Por exemplo, os representantes da fábrica que já enviou 31 máquinas agrícolas instaladas em Apodi/RN para o projeto no qual a Ufersa faz parte”, detalha o reitor.
Conheça AQUI a China Agricultural University (CAU)
Leia mais AQUI – Doutorandos da China conhecem experiências da Ufersa com agricultura familiar (24/10)
Acompanhe a Embaixada do Brasil na China e a da China no Brasil.
Estamos em busca de ampliar nossas ações e colaborações nas relações internacionais e temos um grande potencial em nossa Universidade e em nossa região para envolver professores e alunos nessa experiência valiosa, que contribuem para revitalização alimentar e, consequentemente, a redução das desigualdades e da pobreza.