Entrou em cartaz no dia 22 de outubro de 2024 e vai até o dia 28 de novembro de 2024 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), da Universidade de Lisboa, com a visita teatralizada do professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Francisco Souto. A atividade de divulgação científica faz parte do Projeto Ciência e Teatro de Temática Científica: um estudo sobre visitas teatralizadas como estratégia de divulgação da ciência em museus, de pós-doutorado do professor Francisco Souto, aprovado pelo CNPq.
A estrutura de organização da visita teatralizada associa a abordagem histórica com uma abordagem museológica. Para tal, a organização dos objetos museológicos do laboratório de química evoca o período histórico documentado, vivido pelo professor Júlio Pimentel.
O Laboratório de Química da Escola Politécnica é uma joia histórica e científica da Universidade de Lisboa, da cidade e do país. É, possivelmente, o único sobrevivente dos grandes laboratórios de ensino e de investigação das universidades europeias. Além do espaço, que constitui em si mesmo um documento histórico de valor inegável, existe uma extensa documentação arquivística e iconográfica que complementa e intensifica a importância do Laboratório como fonte para a história da ciência.
A visita se passa no Laboratório de Química do século XIX, trazendo como memória uma apresentação dos instrumentos e da estrutura do laboratório e despedida do professor Júlio Pimentel, na sua última aula como lente da cadeira de Química Geral e Noções das Suas Principais Aplicações às Artes. Esta atividade estará associada a uma especialização de público com uma política educativa e cultural específica para o MUHNAC.