Conceito 5: Medicina da Ufersa recebe nota máxima em avaliação do MEC

Ensino, Saúde 17 de outubro de 2024. Visualizações: 163. Última modificação: 17/10/2024 15:17:24

Durante aula prática no Laboratório de Miscroscopia do curso de Medicina da Ufersa. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom/Arquivo.

O Curso de Medicina da Ufersa recebe nota máxima na avaliação de regulação do Ministério da Educação – MEC. Depois de uma semana in loco na universidade, a equipe de avaliadores atribui Conceito 5, um resultado pelo excelente desempenho da instituição nas dimensões de infraestrutura, organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial disponíveis para a formação dos futuros profissionais médicos.

Entre os pontos com maior destaque, o Relatório de Avaliação pontua a organização dos conteúdos ministrados em módulos – que difere do formato de disciplinas tradicionais. Essa proposta permite atividades e avaliações integradoras dos aspectos biológicos, psicológicos, históricos, sociais e ambientais do ser humano e de suas relações com o mundo.

No que se refere ao corpo docente, outra boa avaliação vem do envolvimento com pesquisa, ensino e extensão mantido pelos 58 professores do curso. “Esse corpo docente é relevante para a atuação profissional e acadêmica do discente, fomenta o raciocínio crítico com base em literatura atualizada”, descreve o relatório. Para alcançar esse resultado, os estudantes têm acesso a conteúdo de pesquisas de ponta, incentivo à produção do conhecimento por meio de grupos de tutoria, iniciação científica, TCC’s e publicações.

Andrea Taborda, professora do curso de Medicina da Ufersa |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa/Arquivo

A estrutura oferecida pela universidade também foi um ponto preponderante para o curso atingir o conceito máximo. Neste sentido, merece pontuar o amplo acervo bibliográfico, disponível no formato físico e digital; os laboratórios didáticos e os direcionados ao ensino para a área da saúde; laboratórios de habilidades e biotérios. A instituição também mantém convênio com três hospitais, nos quais os discentes fazem práticas do internato, e parceria com o município para o desenvolvimento de atividades nas Unidades Básicas de Saúde durante todo curso.

A professora e médica Andrea Taborda está no curso desde os trabalhos de implantação da graduação na Ufersa e, para ela, o Conceito 5 recebido na avaliação do MEC reflete o esforço de toda a comunidade acadêmica na busca por excelência. “Gestores, técnicos, docentes e discentes foram importantes para essa conquista: ensino de excelência em uma universidade pública no Semiárido nordestino, fruto de políticas de inclusão na educação superior”, comenta a professora.

Histórico – O Curso de Medicina da Ufersa é o primeiro na área de saúde humana da instituição, tendo iniciado sua primeira turma em 2026. De lá para cá, já formou quase 100 profissionais que atuam, majoritariamente, na rede de saúde da região. “A maior beneficiada com essa conquista é a população, que ganha médicos preocupados em responder às demandas e necessidades em saúde da população, comprometidos com o SUS e com uma abordagem centrada nas pessoas, suas famílias e comunidades”, defende a professora Andrea Taborda.

Andrea Taborda, professora

Atos –
Criado pela Decisão CONSUNI UFERSA Nº 23/2012
Está em funcionamento pelo Ato Autorizativo Portaria MEC Nº 935/2015

Em números –
12 semestres letivo é o tempo de formação
58 professores atuam diretamente no curso
40 vagas são ofertadas anualmente pelo SiSU
3 hospitais em Mossoró estão conveniados com o curso
200 projetos e eventos voltados à comunidade já foram promovidos.

Saiba mais –
Conheça AQUI o Curso de Medicina da Ufersa
Acompanhe AQUI os Serviços à comunidade prestados pelo Curso de Medicina

Durante aula prática no Laboratório de Microscopia do curso de Medicina da Ufersa. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.
Segunda turma do curso de Medicina da Ufersa. Os alunos participaram da Cerimônia do Jaleco no último sábado / Foto Assecom Ufersa
Cerimônia do Jaleco - Medicina Ufersa
Ação Candlelight Memorial desenvolvida na Praça dos Esportes, em Mossoró | Foto: Cedida pelos estudantes/Arquivo
Estudantes do curso de Medicina da Ufersa participam da Cerimônia do jaleco |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa