Professor da Ufersa ministra curso de pós no Instituto Patagônico da Argentina

Internacionalização, Pós-graduação 15 de outubro de 2024. Visualizações: 52. Última modificação: 15/10/2024 18:41:44

Professor Nildo Dias, da Ufersa, ministra curso de pós-graduação no Instituto Patagônico da Argentina. Foto cedida

Em cumprimento ao convenio internacional firmado entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), da Argentina, o professor e vice-reitor Nildo Dias ministra o curso de pós-graduação “Salinización de áreas irrigadas”, de 14 a 16 de outubro, no Centro Nacional Patagonico (CENPAT).

O curso, com duração de 20 horas, aborda temas como origem dos problemas de salinidade, efeitos do estresse salino no solo e na planta, avaliação da qualidade de água para fins de irrigação, estratégias de manejo de água salina e disponibilidade universal e gestão sustentável dos recursos hídricos, em conformidade com a Agenda 2030 da ONU voltada à promoção da agricultura sustentável.

Além do curso, o professor ministrou um seminário no Instituto Patagonico para El Estudio de los Ecosistemas Continentales (IPEEC/CONICET) com o título “UFERSA: investigación e innovación en el Semiárido brasileño”. O seminário foi realizado no “Salón Península del CCT Conicet Cenpat” e, também, com acesso virtual.

O convênio foi articulado entre o professor da Ufersa, Nildo Dias, e as investigadoras do IPEEC-Conicet, Nelda Olivera e Magalí Marcos. A participação e a chegada do professor brasileiro a cidade de Puerto Madryn é custeada com subsídios para professores visitantes do exterior no Programa Ciencia Fundación Williams 2024.

Planejamento – Além das atividades executadas na agenda deste ano pelo convênio, o pesquisador Nildo Dias aproveitou a visita ao Instituto Patagonico para projetar com as pesquisadoras anfitriãs as ações e o cronograma de um projeto de cooperação internacional entre Brasil e Argentina, que será submetido para financiamento pelo CONICET e CNPq.