Uma pesquisa liderada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), Adiel Lemos, traz novos resultados sobre uma teoria ainda recente na Física: a existência de dimensões extras sensorialmente imperceptíveis no universo.
O trabalho Hunting for extra dimensions in black hole shadows (ou “Caçando dimensões extras em sombras de buracos negros”, em tradução livre), foi publicado nesta segunda, dia 23, pelo jornal Physical Review D (Qualis A1 – Fator de Impacto 4,6), da sociedade estadunidense de Física (American Physical Society).
“Nessa pesquisa obtivemos novos vínculos sobre o raio da dimensão extra teorizada pelo modelo Randall-Sundrum”, detalha Adiel Lemos. “De acordo com esse modelo, o nosso Universo possui uma dimensão extra que estaria escondida da nossa percepção sensorial. Nesse contexto, a busca pela detecção de dimensões extras tem motivado inúmeras pesquisas em Física de Altas Energias em diversos centros de pesquisa ao redor do mundo”.
O artigo foi elaborado em parceria com os pesquisadores Francisco Brito, bolsista de pesquisa do CNPq e professor da Universidade Federal de Campina Grande; e José André Campos, pós-doutorando da UFCG. “Essas colaborações entre instituições de ensino superior de nossa região tendem a fortalecer o desenvolvimento de pesquisas científicas no Nordeste brasileiro”, observa Lemos.
“Os resultados encontrados por nosso estudo são aproximadamente 4500 vezes mais fortes do que os vínculos encontrados na literatura e que utilizam sistemas físicos semelhantes para obtenção de limites sobre o tamanho da dimensão extra”, destaca o professor e pesquisador Adiel Lemos.
A receptividade da pesquisa, de acordo com o pesquisador, “insere a Ufersa num seleto grupo de instituições que desenvolvem investigações nesse efervescente campo da Física”. Adiel Lemos destaca ainda que os resultados apontados no estudo vão de encontro ao que há de mais avançado nas pesquisas em Física de Altas Energias.