Aniversário do campus de Angicos tem início com palestra sobre mudanças climáticas

Eventos, Reconhecimento 24 de setembro de 2024. Visualizações: 94. Última modificação: 24/09/2024 11:21:57

Palestra sobre Mudanças climáticas e suas consequências foi proferida pelo vice-reitor Nildo Dias. Foto: Assecom.

Uma reflexão sobre as consequências das mudanças climáticas no bioma da caatinga, em particular, mas também em todas as regiões do planeta, marcou o início da programação pelo aniversário de 15 anos do campus de Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). A palestra “Mudanças climáticas e suas consequências” foi realizada na noite desta segunda, dia 23, no auditório do campus.

Apresentado pelo vice-reitor da instituição, o pesquisador Nildo Dias, o tema de abertura foi um convite para que os presentes não apenas observem sua maneira de usufruir dos recursos naturais, mas para que cobrem mais responsabilidade de governantes e empresas.

Estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa participaram da programação. Foto: Assecom/Ufersa.

“O nosso maior desafio hoje é desenvolver tecnologias para resolver os problemas das comunidades que estão na nossa região de atuação”, disse Nildo Dias. “Todos nós aqui presentes, de todos os cursos que fazem parte da Ufersa Angicos, representamos a saída possível para as desigualdades sociais que ainda persiste no nosso país”.

A palestra sobre mudanças climáticas foi concluída com um debate que contou com a participação de professores e alunos, seguido do sorteio de brindes.

ACESSE MAIS FOTOS DO EVENTO

Participaram da abertura da programação de aniversário do campus de Angicos o diretor da unidade, professor Samuel Oliveira de Azevedo; a vice-diretora, professora Jacimara Forbeloni; o pró-reitor de graduação, Edcarlos Alves Leite; o secretário adjunto da Casa Civil do Governo do Estado e professor do campus de Mossoró da Ufersa, Ivanilson Maia, que representou a governadora Fátima Bezerra; o prefeito de Angicos, Carlos André Beserra; a vice-prefeita Cinara Ribeiro Damasceno Dantas; a secretária de Educação Maria Tereza Lima; juntamente com estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa.

Professor Samuel Azevedo, diretor do campus de Angicos, na abertura do evento. Foto: Assecom/Ufersa.

“Um dia de festa”

Para a abertura do evento, o diretor do campus de Angicos, professor Samuel Azevedo, apresentou depoimentos de alunos sobre os impactos positivos trazidos pela chegada da Ufersa na cidade. As mudanças trazidas para o comércio, o aumento na circulação de pessoas e a valorização da cultura de Angicos foram aspectos destacados, assim como a inclusão de pessoas com deficiência e o acolhimento a alunos com religiões e orientações sexuais diferentes das observadas com maior frequencia na sociedade. “Até mesmo as pequenas mudanças são mudanças”, disse um dos estudantes ouvidos.

Para o diretor, além da programação que vai durar toda a semana, o “dia de festa” que deu início às comemorações pelos 15 anos do campus de Angicos merece ser representado também pela satisfação de muitas famílias que tiveram seus primeiros familiares formados no ensino superior. “Nossos projetos de cuidados com os animais, nossas empresas incubadas, as comunidades atendidas pelas ações sociais do campus, todas essas iniciativas nos motivam a continuar trabalhando pelos próximos 15 anos”.

Palestra foi concluída com debate e sorteio de brindes. Na foto, parte da equipe de servidores e convidados. Foto: Assecom/Ufersa.

Programação especial

O aniversário de 15 anos do campus de Angicos prossegue até sábado, dia 28, com a realização de uma caminhada histórica, exposição de ações e projetos, sarau artístico, baile, observação astronômica e jogos digitais, entre outras atividades.

Confira aqui a programação completa.