Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), bem como de demais instituições acadêmicas, contam agora com mais um veículo para publicações científicas. Nesta quinta-feira, 19, durante a programação do VI Seminário de Cognição, Tecnologias e Instituições, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI), lançou a Revista Eletrônica Digital Kuab. Trata-se de um periódico online, de acesso aberto (gratuito) e com edição semestral, voltado para publicação de artigos científicos de natureza interdisciplinar nas diversas áreas do conhecimento.
Durante o lançamento, o editor da Kuab, professor Remerson Russel Martins, explicou que o nome da revista significa na linguagem Tupi “conhecer ou saber”. A primeira edição que já se encontra disponível no Portal da Ufersa conta com 6 artigos, reunindo 14 autores, 1 entrevista, além do Editorial. “Apresentamos um trabalho em construção e convidamos a todos a submeter trabalhos para a publicação”, afirmou o professor Remerson Russel.
O editor acrescentou ainda que a Kuab representa um espaço plural para discussões conceituais, teóricas e metodológicas, contribuindo assim para o desenvolvimento e enriquecimento dos saberes. Segundo Remerson, com a publicação o PPGCTI resgata essa forte expressão da verdadeira brasilidade.
Na ocasião, o professor agradeceu aos envolvidos na publicação, principalmente, aos autores que tiveram seus trabalhos aprovados para publicação no primeiro número da Kuab. “Vamos agora trabalhar para manter as próximas edições, captar novos autores, pesquisadores e alunos, dos diversos campos do saber, trabalhos que valorizem a natureza no nosso Programa que é a interdisciplinaridade”, ratificou o editor. Acesse AQUI a Revista Kuab
LIVROS – Além da Revista Kuab, a programação da manhã, contou ainda com lançamento de dois livros: Educação para cuidar e saúde mental para aprender e, XV Ciência em Cena: o teatro como instrumento de divulgação e popularização da ciência. O primeiro, Educação para cuidar e saúde mental para aprender, organizado pelas professoras Karla Demoly e Maria Aridenise, reúne artigos com reflexões sobre a experiência que mobiliza cientistas, educadores, artistas, estudantes e profissionais em trabalhos que discutem como acontece a promoção da saúde mental e da educação inclusiva.
Os autores integram múltiplas formas de agir na linguagem e constroem métodos para potencializar modos de aprender e de cuidar nestes tempos de graves ataques à vida e à sua conservação, devido à pandemia Covid 19 e aos diversos cenários nos quais preponderam relações competitivas que se sustentam na negação do outro como legítimo outro na convivência. A publicação foi pela Editora da Ufersa, a Edufersa.
Já o segundo livro, organizados foi organizado pelas docentes: Anne Gabriella Dias Santos, Francisco Souto de Souza Júnior, Kelânia Freitas Martins Mesquita, Keurison Figueredo Magalhães e, Manoel Fábio Rodrigues.
A publicação apresenta scripts de espetáculos de teatro de temática científica exposta no XV Ciência em Cena. Os textos são processos criativos de cada grupo, mas a temática científica e o diálogo espontâneo com o público, com diferentes formações e intenções, são um propósito comum. A publicação é pela editora Appris.