Ato Ecumênico celebra início da nova gestão da Ufersa

Gestão 2 de setembro de 2024. Visualizações: 399. Última modificação: 02/09/2024 18:45:33

Reitor Rodrigo Codes recepciona lideranças religiosas para Ato Ecumênico que celebra o início da gestão. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Um Ato Ecumênico promovido na Sala dos Conselhos, Prédio da Reitoria, marcou o início dos trabalhos da nova gestão da Ufersa, na manhã desta segunda-feira, dia 2 de setembro. Desde o último dia 31 de agosto, a gestão da Universidade tem à frente os professores Rodrigo Codes, reitor, e Nildo Dias, vice-reitor.

O momento solene reuniu a equipe da Administração Central para uma cerimônia comandada por três lideranças religiosas, que proferiram palavras de boas-vindas e orações. O primeiro a falar foi o senhor Francisco de Oliveira, coordenador de Articulação Sociopolítica e Religiosa do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró. Ele destacou a importância de a representatividade religiosa, dos mais diferentes credos, estar presente nesse momento em que a gestão sinaliza os seus primeiros atos.

Rodrigo Codes, Reitor da Ufersa

“Há um tempo para cada coisa”, disse o pastor Jackson Costa, da igreja Verbo da Vida, que falou na sequência em representação às igrejas Evangélicas de Mossoró, destacando os desafios enfrentados no início de gestão. Para encerrar o momento de espiritualidade, o padre Ivonzéliton Nunes lembrou aos representes sobre a contribuição da universidade no crescimento e progresso social.

Em sua fala, o professor Rodrigo Codes reiterou a sua mensagem de tranquilidade e estabilidade nos trabalhos. “Estamos em plena observância aos desafios para que todas as rotinas e assistência estudantil não sofram impacto neste momento em que chegamos e organizamos a casa. Agora temos à nossa frente o desafio que a comunidade acadêmica nos confiou. Vamos conduzi-la com seriedade e um compromisso inegociável com a ética pública e os anseios da nossa instituição”, assegurou o reitor.

Por sua vez, o professor Nildo Dias, vice-reitor e presidente da comissão que organiza os trabalhos da transição, aproveitou o ensejo das reflexões apalavradas pelos líderes religiosos e falou sobre o compromisso da gestão com a humanização das rotinas: “Teremos importantes tomadas de decisão, execução de projetos, enfim, os desafios que o poder nos impõem, mas não há como desempená-lo bem se faltar empatia e um olhar humanizado para com nossos alunos, servidores e colaboradores, afinal, só a ternura limita o poder”, refletiu Dias.

Acompanhe AQUI a programação da primeira semana de gestão.

Homenagem póstuma – Antes de iniciar o Ato Ecumênico, o cerimonial externou a Nota de Pesar emitida pela Universidade em solidariedade aos familiares, amigos e colegas do estudante José Daniel (2021-2024), do Curso de Medicina, que faleceu na manhã deste último domingo, dia primeiro de setembro.

Além da Nota, a Universidade encaminhou uma coroa de flores e a equipe do Gabinete acompanhou parte do funeral. Já durante o Ato na manhã desta segunda, a assembleia reservou um minuto de silêncio em sua homenagem.

Rodrigo Codes, reitor da Ufersa
Nildo Dias, vice-reitor da Ufersa
Equipe da Gestão durante Ato Ecumênico no primeiro dia útil da nova gestão. Foto.: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa