Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Fazenda da Ufersa é tema de documentário produzido pela equipe de comunicação da Universidade

Extensão 27 de agosto de 2024. Visualizações: 423. Última modificação: 27/08/2024 15:48:56

Casarão da fazenda tem data de construção no final da década de 30 e as filmagens do documentário Laboratório a Céu Aberto ocorreram no mês de maio de 2024/Foto: Assecom

Laboratório a Céu Aberto é o título do novo documentário produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Assecom/Ufersa). A peça audiovisual retrata a história e o potencial da Fazenda Experimental Rafael Fernandes, localizada na zona rural de Mossoró, em Alagoinha, a 20 km do Campus Sede, em Mossoró.

O lançamento do filme vai acontecer nesta quinta-feira, 29, às 9h da manhã, no Auditório do Núcleo de Capacitação em Apicultura (NCTA), localizado na Fazenda Rafael Fernandes. “A proposta do documentário é mostrar a importância do equipamento para a Universidade com depoimentos de pesquisadores e estudantes que utilizam ou utilizaram a Fazenda Rafael Fernandes nos últimos 50 anos”, afirma o idealizador e diretor do documentário, o jornalista Passos Júnior.

Trabalho com apicultura é um dos destaques da produção audiovisual/Foto: Assecom

A produção, no formato de reportagem, tem o texto e apresentação do jornalista, Carlos Adams. As imagens terrestres são de Eduardo Mendonça e, as aéreas do professor Paulo César Moura. A edição e finalização são de Diego Farias. O filme traz toda a dinâmica da Fazenda Experimental que tem estrutura para receber pesquisadores, inclusive, com espaço para acomodações e cursos. “Além dos experimentos agrícolas, destacamos o trabalho com Apicultura que é referência para o país e também às pesquisas voltadas para a preservação da floresta nativa”, adianta Carlos Adams.

Preservação da mata nativa é outra prioridade da Fazenda Experimental/Foto: Assecom

A Fazenda Experimental Rafael Fernandes foi incorporada à Escola Superior de Agricultura de Mossoró e, consequentemente, a Ufersa, com a transformação em Universidade. O casarão da fazenda tem data de construção no final da década de 30, pelo Serviço de Plantas Têxteis, com recursos do Governo. A casa grande funciona como alojamento durante as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas em Alagoinha. “O filme faz também esse resgate histórico com imagens que remetem ao início da Esam, a partir de depoimentos de pesquisadores pioneiros, como o professor Paulo Sérgio, das ciências agrárias”, afirma Passos Júnior. A produção está cadastrada como um produto de extensão universitária.

O equipamento tem como proposta apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pelos Cursos ligados ao Centro de Ciências Agrárias: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia, que envolvem docentes e alunos de graduação e pós-graduação, bem como de demais áreas do conhecimento.