A Equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEPE visitou os três Câmpus fora da sede na ação chamada “PROGEPE nos Câmpus”. No dia 18 de novembro o mutirão ocorreu no Câmpus de Angicos, dia 19 no Câmpus de Caraúbas e no último dia 24 a visita foi ao Câmpus de Pau dos Ferros.
Foram respondidas dúvidas diversas sobre a Gestão de Pessoas no âmbito da Administração Pública Federal, sobre os procedimentos e rotinas da PROGEPE, bem como sobre a legislação de pessoal que ampara os servidores docentes e os servidores técnico-administrativos da Ufersa.
Nos encontros foram abordados temas como aposentadoria, Funpresp, registro da frequência no ponto eletrônico, atestado médico, declarações de comparecimento, exames periódicos, planos de saúde, pagamentos de diárias, pagamento do auxílio transporte, horário especial do servidor estudante, bem como informações sobre as Carreiras dos servidores docentes e dos servidores técnico administrativos.
“A ação PROGEPE nos Câmpus é uma proposta de integração contínua que não se resume a este momento”, destacou a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Keliane Cavalcante, nas visitas aos Câmpus. A iniciativa compreenderá não só essas visitas que ocorreram no mês de novembro, mas também pretende estabelecer uma periodicidade para manter um contato contínuo com os servidores dos Câmpus fora da sede, de acordo com as demandas mais desejadas.
TREINAMENTO – Além disso, a ação está realizando treinamentos com os servidores das unidades de Gestão de Pessoas dos Câmpus e ampliando a descentralização das atividades, aumentando assim o escopo de serviços prestados aos servidores fora da sede. Logo após os encontros do PROGEPE, a Diretora de Desenvolvimento de Pessoal, Náglia Grazieli, efetuou a capacitação dos servidores. Somados a isso, dos dias 25 a 27 de novembro, a Diretora de Administração de Pessoal, Elainy Guedes, juntamente com parte de sua equipe, estão realizando capacitação e descentralizando mais atividades para os Câmpus.
Para o início de 2016, já existe a pretensão de repetição da ação, com abordagens mais direcionadas nas “Oficinas de Legislação de Pessoal”, com novos momentos de integração com os servidores e com o acompanhamento das demandas que estão sendo descentralizas aos Câmpus.
A ação foi bem recebida pelos servidores. Na avaliação de Jansen Câmara, contador no câmpus de Angicos, “a ação foi muito proveitosa para o Câmpus Angicos, tendo em vista que foi muito esclarecedor em pontos específicos, além de uma apresentação esclarecedora baseada em questionamento dos técnicos e docentes. Tomara que venham mais ações que integrem o Câmpus central com os demais Campi”.
A receptividade da iniciativa se repetiu ainda pelos demais câmpus. Em Caraúbas Carlos Victor Saraiva comenta: “Muito boa a iniciativa. Que outras Pró-Reitorias adotem o exemplo e os campi possam trabalhar sempre com essa interação”; e, em Pau dos Ferros, a secretária executiva Maria Jucione, conclui: “Com a presença da equipe da PROGEPE dando-nos a oportunidade de perguntar sem reservas tudo o que envolve as problemáticas de sermos geridos pelo Governo Federal foi sensacional. Foi assim que me senti com essa ação: acolhida pela Administração, e com mais conhecimento, e com dúvidas de alguns assuntos que ainda não haviam despertado minha atenção”.