Ufersa classifica 458 candidatos na primeira fase do curso de pilotos

Extensão 20 de agosto de 2024. Visualizações: 211. Última modificação: 20/08/2024 10:02:16

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio da Fundação Guimarães Duque (FGD), divulgou a relação dos candidatos classificados na primeira fase para o curso de pilotos. No total, foram classificados 458 candidatos, sendo 65% do sexo masculino e, 35% do sexo feminino. Entre as mulheres foram recebidas inscrições de todos os estados do Brasil, sendo 27% do Rio Grande do Norte; seguido por São Paulo, com 15% e, empatados com 13%, os estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Entre as 100 primeiras mulheres 34 são do Rio Grande do Norte, 14 de São Paulo e, empatados com 6, aparecem Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás. Quanto à renda per capita, 48% declaram renda de até 0,5 salário mínimo. A renda per capita das 100 primeiras classificadas 70% declararam receber até 0,5 salário mínimo.

Já entre os homens, 33% são do Rio Grande do Norte, seguidos de 10% São Paulo, 7% do Ceará, e com empate de 6% estão Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com relação à renda, 38% declararam renda per capita de até 0,5 salário mínimo. Isso é 10% a menos que as mulheres.

A partir de agora os 200 primeiros candidatos terão até 90 dias para realizar a prova da segunda etapa. As provas serão realizadas em um centro aplicador homologado pela ANAC. Cada estado brasileiro possui no mínimo um centro de aplicação geralmente na capital do estado. A coordenação informa que os classificados para a segunda fase irá receber mais informações de como proceder. Confira AQUI a relação dos candidatos e candidatas classificadas para o Curso de Piloto da Ufersa.

CURSO – O Programa Pilotos do Semiárido: Asas para Todos vai oferecer curso de extensão na modalidade presencial para pilotos de avião civil na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Essa é a primeira vez que o curso de pilotos é oferecido por uma instituição pública, graças a uma parceria firmada entre Universidade e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O curso de pilotos é totalmente gratuito, inclusive a inscrição, terá a seleção em duas etapas. Na primeira, com a seleção de 200 candidatos, sendo 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Já na segunda etapa, desses 200 candidatos serão classificados 20, sendo 10 homens e 10 mulheres. Outros 80 ficaram num cadastro de reserva com validade de 3 meses a partir do início do curso que será ministrado na Ufersa na modalidade totalmente presencial.

O objetivo da formação completa de pilotos comerciais de avião por meio do Programa de Diversidade, Inclusão e Formação da ANAC, denominado Asas para Todos, em parceria com a Ufersa, é fortalecer o ensino aeronáutico e democratizar o acesso a formação de pilotos civis no Brasil.