Ufersa investe meio milhão em Tecnologia de Segurança com Firewall

Infraestrutura, Tecnologia 24 de julho de 2024. Visualizações: 234. Última modificação: 24/07/2024 11:38:07

Investimento demonstra o compromisso com a segurança digital, proporcionando um ambiente acadêmico mais seguro e preparado para os desafios do mundo cibernético atual/Foto: Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) anunciou um investimento significativo em tecnologia de segurança digital. A instituição destinou mais de meio milhão de reais para a implementação de firewall FortiGate, uma medida estratégica que visa reforçar a proteção das suas redes contra ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas.

Com essa nova aquisição, a Universidade passa a contar com uma das soluções mais avançadas do mercado. “Os firewalls FortiGate oferecem uma segurança abrangente, incluindo inspeção de tráfego, prevenção contra intrusões, filtragem de conteúdo, proteção contra malware e antivírus”, avaliou o superintende da Sutic, João Phellipe de Freitas Pinto.

Outro ponto forte da nova tecnologia é a integração com outras soluções de segurança Fortinet, criando um ecossistema unificado. A automação das respostas a ameaças é uma característica essencial, reduzindo a necessidade de intervenção manual e acelerando o tempo de resposta a incidentes.

Os firewalls FortiGate oferecem uma segurança abrangente/Foto: João Phellipe

Desempenho e Escalabilidade – Os dispositivos FortiGate são reconhecidos por seu alto desempenho, capazes de lidar com grandes volumes de tráfego sem comprometer a velocidade ou a segurança. “Eles são escaláveis, adequando-se tanto às necessidades da Ufersa hoje quanto ao seu crescimento futuro. Essa característica garante que a instituição esteja preparada para os desafios tecnológicos dos próximos anos”, afirmou João Phellipe.

A implementação permite o gerenciamento centralizado de múltiplos dispositivos. Isso facilita a implementação de políticas de segurança consistentes e a administração de redes distribuídas, melhorando a visibilidade e o controle da segurança em toda a instituição.

Além das funções tradicionais de firewall, os dispositivos FortiGate incorporam recursos avançados de rede como VPN (Virtual Private Network), SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) e balanceamento de carga. Esses recursos são essenciais para melhorar a conectividade e a eficiência operacional das redes da UFERSA, assegurando um ambiente digital seguro e eficiente para todos os seus usuários.

“Com esse investimento, a Ufersa demonstra seu compromisso com a segurança digital, proporcionando um ambiente acadêmico mais seguro e preparado para os desafios do mundo cibernético atual. A instituição espera que essa medida não só proteja seus dados, mas também incentive outras universidades a investirem em tecnologia de ponta para a segurança de suas redes”, afirmou o superintendente da Sutic.