Nadador olímpico participa de abertura do III Campeonato de Natação do Oeste Potiguar na Ufersa

Extensão 19 de julho de 2024. Visualizações: 164. Última modificação: 24/07/2024 15:56:09

Primeira etapa ocorrerá no dia 3 de agosto, na piscina da Ufersa, em Mossoró, com provas dos nados livre e costas, contemplando categorias do Mini-Mirim (<5 anos) ao Master (20+)/Foto: Cedida

O “Programa de Atividades Aquáticas da Ufersa (Proaaqua)” e o “Programa Nadar Mais da UERN” estão promovendo, em parceria com as Universidades, o III Campeonato de Natação do Oeste Potiguar – Troféu Adriano Lima. No total serão três etapas em 2024, sendo duas a serem realizadas em Mossoró e uma em Assú.  A primeira etapa ocorrerá no dia 3 de agosto (sábado) na piscina da Ufersa – Mossoró, com provas dos nados livre e costas, contemplando categorias do Mini-Mirim (<5 anos) ao Master (20+).

Todas as crianças das categorias Mini-Mirim, Pré-Mirim e Mirim receberão medalhas de participação, visando estimular o aspecto lúdico e não apenas competitivo. O evento contará com a participação de nadadores federados e não federados, com atletas que já participaram de Campeonatos Brasileiros e que foram medalhistas em 2024 em campeonatos estaduais e regionais, promovidos pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Professores Gustavo, da Ufersa e, Adalberto, da UERN, coordenam os projetos de natação/Foto: Cedida

O Campeonato de Natação do Oeste Potiguar visa promover a integração de nadadores, professores e técnicos que desenvolvem a natação na região; contribuir na divulgação da modalidade esportiva no interior do Rio Grande do Norte e, propiciar oportunidade para o surgimento de novos talentos. O Campeonato também objetiva proporcionar a divulgação dos cursos de graduação das Universidades Públicas de Mossoró para as crianças e, principalmente, para os adolescentes que participarão do evento.

O professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, coordenador do Proaaqua/Ufersa, destaca que em 2022 o campeonato teve uma média de 250 nadadores inscritos por etapa. O professor destaca ainda a grande presença dos familiares das crianças e adolescentes durante o evento.

Já o professor Adalberto Veronese, coordenador do Programa Nadar Mais da UERN, ressalta que nesse ano o homenageado do Campeonato será o nadador potiguar Adriano Gomes de Lima, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Atenas em 2004. Sua presença em muito engrandecerá o nosso evento.

Mais informações sobre o Campeonato e sobre os projetos de extensão em natação da Ufersa e da UERN podem ser obtidas em @proaaquaufersa e @ladauern ou no link: https://linktr.ee/proaaquaufersa