Revista Jurídica da UFERSA é reclassificada como Qualis A2 pelo Sistema Capes

Reconhecimento 17 de julho de 2024. Visualizações: 157. Última modificação: 19/07/2024 09:04:38

A Revista Jurídica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Rejur/Ufersa)) recebeu reclassificado para Qualis A2 pelo sistema CAPES, conforme publicação no Diário Oficial da União. Esta reclassificação no periódico é resultado de um recurso submetido pelo Conselho Editorial em janeiro de 2023, e representa um reconhecimento significativo das boas práticas editoriais e da qualidade dos trabalhos publicados na revista.

A REJUR (ISSN 2526-9488), agora classificada como Qualis A2, é um periódico online de acesso aberto, que se dedica à publicação de artigos na área de concentração “Direito, Estado e Sociedade”. Com fluxo contínuo de recebimento e periodicidade semestral, a revista está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFERSA, bem como às áreas das Ciências Sociais Aplicadas e afins que se inserem em sua área de concentração.

Professor Rafael Lamera, coordenador da Revista Jurídica / Foto cedida

O Editor-Chefe da REJUR, professor Rafael Lamera Giesta Cabral, expressou seu entusiasmo com a nova classificação: “Esse resultado espetacular reflete o trabalho árduo e o compromisso da nossa equipe editorial, dos autores e das autoras, e dos(as) avaliadores(as) em manter um alto padrão de qualidade. A reclassificação para A2 pela CAPES é um reconhecimento importante e um incentivo para continuarmos a promover debates acadêmicos relevantes e inovadores. Convidamos a todas as pessoas interessadas para publicarem suas pesquisas em nosso periódico, que a partir de agora, possui um dos maiores estratos na CAPES.”

O resultado da avaliação publicado no Diário Oficial da União pode ser pesquisado aqui.

A revista está organizada em duas linhas de pesquisa principais:

Linha 1: Democracia, Constituição e as transformações na ordem social e econômica. Esta linha contempla estudos no campo da política, história e constituição, bem como suas ações frente aos dilemas contemporâneos, como acesso à justiça, democracia, administração pública, meio ambiente, ordem social e econômica. A linha tem potencializado inovações reflexivas sobre o fenômeno jurídico-político, proporcionando alternativas significativas para a análise do direito.

Linha 2: Estado, conflito e direitos fundamentais. As investigações nesta linha exploram as múltiplas relações decorrentes do processo de afirmação e concretização de direitos fundamentais, destacando estudos relacionados a direitos humanos, sociologia política, relações de poder, direitos políticos, sanção penal e movimentos sociais.

Com a missão de potencializar debates sobre Direito, Estado e Sociedade a partir de uma pluralidade de enfoques e objetos de pesquisa, a REJUR se consolida como um importante veículo de disseminação de conhecimento científico na área do Direito. A reclassificação para Qualis A2 é um marco que reforça o compromisso da revista com a excelência acadêmica e a relevância social de suas publicações.

Para mais informações e acesso aos artigos publicados, visite o site da REJUR clicando aqui.