Curso de Medicina Veterinária da Ufersa na acreditação Arcu-Sul

Ensino, Internacionalização, Reconhecimento 21 de junho de 2024. Visualizações: 170. Última modificação: 21/06/2024 16:53:43

Residentes do HOVET/Ufersa realizam cirurgia de grande porte. Foto cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) dá mais um passo importante na consolidação da internacionalização institucional. Desta vez, com a aprovação do Curso de Medicina Veterinária na acreditação Arcu-Sul. O Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL (ARCU-SUL) é resultado de um Acordo entre os Ministros de Educação de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile, homologado pelo Conselho do Mercado Comum do MERCOSUL.

O Sistema ARCU-SUL oferece garantia pública, entre os países da região, do nível acadêmico e científico dos cursos. O nível acadêmico será estabelecido conforme critérios e perfis tanto ou mais exigentes que os aplicados pelos países em seus âmbitos nacionais análogos. A acreditação expedida pelo Instituto Anísio Teixeira tem validade até 2030.

Para a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, o resultado é fruto do trabalho realizado pela equipe do curso. “Temos uma referência internacional para a nossa graduação elevando o curso de medicina veterinária da Ufersa para todo o semiárido é para o mundo”, comemorou a reitora ao parabenizar todos que integram o curso de Medicina Veterinária da Universidade. O Sistema Arcu-Sul oferece garantia pública, entre os países da região, do nível acadêmico e científico.

Para o coordenador do curso, professor Carlos Eduardo Bezerra de Moura, a importância da aprovação na acreditação Arcu-Sul, representa um selo de qualidade reconhecido internacionalmente, em especial nos países do Mercosul. “É um atesto de que atendemos rigorosos critérios de qualidade. Essa acreditação é resultado de uma avaliação de cursos de graduação nos países do Mercosul, cujo objetivo é garantir a qualidade do ensino superior e promover a integração educacional entre os países membros”, afirmou.

Ainda segundo o professor Carlos Bezerra, o processo envolveu etapas de autoavaliação e avaliação externa in loco, abordando aspectos como o projeto pedagógico, corpo docente e técnico, infraestrutura, gestão, pesquisa, extensão, entre outros. O processo foi conduzido por uma comissão de avaliadores, nacionais e internacionais, formada por professores e pesquisadores de reconhecida competência, selecionados pelas agências governamentais de avaliação do ensino superior dos países membros, sendo no Brasil, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Em um cenário nacional preocupante, onde temos uma proliferação de cursos de Medicina Veterinária, incluindo aqueles a distância, esse reconhecimento ganha ainda mais relevância, pois confirma a excelência do nosso curso, trazendo ainda mais credibilidade e aumentando a confiança de estudantes e empregadores na formação oferecida pela Ufersa na área de medicina veterinária”, avaliou o professor.

Sobre a conquista, a vice-coordenadora, professora Talyta Lins Nunes, crê que trará muitos benefícios para a instituição e para os discentes de veterinária.  “Ela promove a integração e a cooperação entre instituições de ensino superior dos países membros, incentivando a troca de experiências e boas práticas. Estimula o processo contínuo de autoavaliação e avaliação externa que ajuda a identificar pontos fortes e áreas de melhoria, incentivando as instituições a aprimorarem continuamente a qualidade de seus cursos”, pontuou

Ela disse ainda que os estudantes dos cursos acreditados têm mais facilidade para participar de programas de intercâmbio, transferir créditos e continuar estudos de pós-graduação em outros países do Mercosul. “A acreditação pode ser um diferencial no mercado de trabalho, uma vez que empregadores podem preferir contratar profissionais formados em cursos reconhecidos por sua qualidade”, revelou a professora Talyta Nunes.