Greve: Consepe decidirá sobre suspensão do calendário acadêmico. Já a programação das Colações de Grau é mantida

Ensino, Gestão 5 de junho de 2024. Visualizações: 1029. Última modificação: 05/06/2024 15:56:12

Com a decisão dos docentes da Ufersa em aderir a greve nacional, a reitora Ludimilla Oliveira reuni equipe para traças novas linhas de trabalho/Foto: Vitória Job

Com a greve dos professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), decidida em assembleia na tarde desta terça-feira, 04, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), vai decidir sobre a suspensão do calendário acadêmico. O Consepe terá convocação extraordinária para a próxima segunda-feira, 10, às 8h30, para apreciar sobre a suspensão.

“A gestão tem dado todo o apoio ao movimento grevista, tanto dos técnico-administrativos quanto dos docentes, mas diante das dificuldades em operacionalização das demandas estamos encaminhando ao Consepe a suspensão do calendário acadêmico”, afirmou a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, após reunião com a equipe de gestão da Universidade.

Suspensão do Calendário Acadêmico será avaliada pelo Consepe/Foto: Vitória Job

Durante a reunião, a pró-reitora de graduação professora Carolina Malala, adiantou que a suspensão evitará que ocorra descompasso na oferta de componentes curriculares do semestre em vigência. “Entendemos como inevitável os impactos para o ensino de graduação e regularização do calendário acadêmico. Mas enquanto parte da gestão manifesto meu apoio irrestrito ao pleito da categoria”, afirmou a pró-reitora da Prograd. A Ufersa iria concluir o semestre 2024.1 e, em março, já iniciaria o semestre 2025.1, normalizando o calendário que vinha em atraso desde 2012.

Com a decisão sobre a suspensão do calendário acadêmico vão permanecer fechadas as bibliotecas, bem como os restaurantes universitários nos quatro campi: Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Equipe avalia conseqüências da greve dos e dos docentes/Foto: Vitória Job

Já com relação ao Hospital Veterinário será realizado apenas o atendimento de demandas pontuais de serviços já em andamento. Nesse contexto, a partir da próxima segunda-feira, 06, os seguintes serviços serão mantidos: retorno clínico de pequenos, silvestres e grandes animais; exames de imagem previamente já agendados e, procedimentos cirúrgicos e anestésicos já agendados. A direção do Hovet informou que não serão abertos novos atendimentos para a comunidade.

FORMATURA 2023.2 – Durante a reunião, a equipe de gestão também decidiu manter as solenidades de colações de grau 2023.2 agendadas para esse mês de junho, começando no dia 20, em Angicos; dia 22, em Pau dos Ferros; dia 24, em Caraúbas e, nos dias 26 e 27, Mossoró. A greve não inviabiliza a colação de grau porque os formandos já concluíram todos os componentes curriculares. Confira AQUI a lista dos formandos.