Pinacoteca e Memorial da Esam/Ufersa começam angariar acervo de arte e cultura

Arte e Cultura, Extensão 28 de maio de 2024. Visualizações: 299. Última modificação: 28/05/2024 10:26:27

Contrato de comodato assinado possui fins educativo e cultural e a coleção será utilizada exclusivamente para a exposição na Pinacoteca e Memorial Esam/Ufersa/Foto: Assecom

Com previsão de inauguração até o próximo mês de agosto, a Pinacoteca e Memorial Esam/Ufersa (PIM), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), começam a receber acervo de arte e cultura. A instituição recebeu 1.111 obras de artes, a título de comodato da professora aposentada da Esam, Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia. A assinatura do contrato de comodato de peças para exposição foi assinado pela reitora, professora Ludimilla Oliveira, e pela comodante, professora Isaura Rosado, nesta segunda-feira, 27, no Gabinete da Reitoria.

A coleção de obras de arte se encontra em perfeito estado de conservação e inclui pinturas, desenhos e esculturas em variados suportes e técnicas. “São objetos adquiridos por doação e compra ao logo dos últimos 30 anos”, revelou a professora Isaura Amélia. As peças representam na sua grande maioria as artes plásticas do Rio Grande do Norte e do Brasil.

A coleção faz parte do acervo pessoal da professora Isaura Amélia/Foto: Assecom

O contrato de comodato possui fins educativo e cultural e a coleção será utilizada exclusivamente para a exposição na Pinacoteca e Memorial Esam/Ufersa, devendo o acerto estar disponível à visitação pública. O contrato possui validade por 20 anos, podendo ser prorrogado mediante celebração de Termo Aditivo.

“Uma conquista trazer a arte e a cultura para dentro da nossa instituição com a perspectiva de valorizar a arte local e regional. Esse feito também representa uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral de vivenciar o mundo da arte que precisamos conhecer”, opinou a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira.

A reitora assegurou ainda que a Pinacoteca e o Memeorial Esam/Ufersa serão inaugurados até o próximo mês de agosto. “Dentro das perspectivas das comemorações do quarto ano de gestão e da Assembleia Universitária vamos inaugurar esse importante equipamento que vai contar também a história da Esam/Ufersa com um Memorial”, adiantou. Conheça documentário A Ufersa já foi Esam.

“Esse comodato tem a sua importância para além da instituição é para a cidade de Mossoró”, a afirmação é da professora Isaura Amélia que reconhece a iniciativa da reitora Ludimilla Oliveira em receber o acervo para exposição na Pinacoteca. “É gesto grande, histórico uma vez que Mossoró não dispõe de nenhum equipamento que zele e guarde as artes plásticas da cidade. Com a Pinacoteca e o Memorial a conquista torna-se real”, considerou Isaura Amélia.